Material tátil impresso em 3D para ensinar estrutura de dados às pessoas com deficiência visual
Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa em andamento sobre o ensino de árvores binárias na disciplina de Estruturas de Dados para alunos com deficiência visual na área de Computação. Diante das dificuldades enfrentadas pelos professores em relação à educação especial inclusiva e da escassez de ferramentas didáticas acessíveis, o estudo visa desenvolver um material educacional tátil que facilite o ensino acessível de Estruturas de Dados. A pesquisa adota a metodologia Design Science e propõe um produto acessível, composto por material tátil produzido por impressão 3D e sequências didáticas para apoiar os professores. Atualmente, o material foi prototipado, e a próxima etapa da pesquisa será a avaliação com estudantes e professores.
Palavras-chave:
Educação inclusiva, Ensino de Estruturas de Dados, Material tátil
Referências
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Publicado
04/11/2024
Como Citar
BEZERRA, Allan; FAÇANHA, Agebson; VERAS, Nécio; VIANA, Windson.
Material tátil impresso em 3D para ensinar estrutura de dados às pessoas com deficiência visual. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 3284-3293.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244931.