Material tátil impresso em 3D para ensinar estrutura de dados às pessoas com deficiência visual

Resumo


Este artigo apresenta uma pesquisa em andamento sobre o ensino de árvores binárias na disciplina de Estruturas de Dados para alunos com deficiência visual na área de Computação. Diante das dificuldades enfrentadas pelos professores em relação à educação especial inclusiva e da escassez de ferramentas didáticas acessíveis, o estudo visa desenvolver um material educacional tátil que facilite o ensino acessível de Estruturas de Dados. A pesquisa adota a metodologia Design Science e propõe um produto acessível, composto por material tátil produzido por impressão 3D e sequências didáticas para apoiar os professores. Atualmente, o material foi prototipado, e a próxima etapa da pesquisa será a avaliação com estudantes e professores.
Palavras-chave: Educação inclusiva, Ensino de Estruturas de Dados, Material tátil

Referências

Alves, L. F., Rocha, L., Pereira, C. P., Machado, I., Viana, W., and Junior, N. A. (2022). Estudantes com deficiência visual em computação: participação, perspectivas e desafios enfrentados. In Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EDUCOMP), pages 67–76. SBC.

Arruda, A. T. F. F. P., de Castro, E. L., and de Barreto, R. F. (2020). Inclusão no ensino superior: um desafio para a docência. Ensino em Perspectivas, 1(2):1–6.

Bine, L. and Ruiz, L. (2019). Mannar: um método de interpretação de imagens de autômatos aplicado às tecnologias assistivas para deficientes visuais. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 8, page 1073.

Borges, P. P. and de Segadas-Vianna, C. C. (2020). A inclusão de estudantes com deficiência visual no ensino superior em cursos de exatas: um relato de caso. Ensino da Matemática em Debate, 7(3):376–402.

Brasil (1994). Declaração de salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Unesco.

Cury, T. E., Barreto, J. S., Saraiva, M. O., et al. (2018). Estrutura de Dados. Editora Grupo A.

dos Santos Andrade, C. C. and Fernandes, E. M. (2016). Validação de um modelo em relevo para auxiliar no processo ensino-aprendizagem de árvore em estrutura de dados para pessoas com deficiência visual. Revista Conexão UEPG, 12(2):240–249.

Dresch, A., Lacerda, D. P., and Junior, J. A. V. A. (2020). Design science research: método de pesquisa para avanços da ciência e tecnologia. Bookman Editora.

Hadwen-Bennett, A., Sentance, S., and Morrison, C. (2018). Making programming accessible to learners with visual impairments: a literature review. International Journal of Computer Science Education in Schools, 2(2):3–13.

Lacerda, D. P., Dresch, A., Proença, A., and Antunes Júnior, J. A. V. (2013). Design science research: A research method to production engineering. Gestão & produção, 20:741–761.

Lei, N. (1996). 9.394, de 20 de dezembro de 1996. diretrizes bases da educação nacional (LDB).

Lei, N. (2015). 13.146, de 6 de julho de 2015. institui a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (estatuto da pessoa com deficiência). Diário Oficial da União, 7.

Luque, L., Brandão, L. O., Kira, E., and Brandão, A. A. (2018). On the inclusion of learners with visual impairment in computing education programs in brazil: practices of educators and perceptions of visually impaired learners. Journal of the Brazilian Computer Society, 24:1–12.

Pansanato, L. T. E., Bandeira, A. L. M., Santos, L. G. d., and Pereira, D. d. P. (2012). Projeto d4all: acesso e manipulação de diagramas por pessoas com deficiência visual. In Proceedings of the 11th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, pages 33–36.

Sánchez, P. A. (2005). A educação inclusiva: um meio de construir escolas para todos no século xxi. Revista da Educação Especial, 1(1):7–18.

Santana, L. D., Pereira, F. C. M., and Mattos, M. C. d. (2023). Design science research na prática: ideação de um repositório institucional baseado em periódico científico. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, 21(00):e023011.

Szwarcfiter, J. L. and Markenzon, L. (1994). Estruturas de Dados e seus Algoritmos, volume 2. Livros Técnicos e Científicos.

Zen, E., da Costa, V. K., and Tavares, T. A. (2023). Experiências educacionais em disciplinas de programação de computadores: uma análise qualitativa na perspectiva dos estudantes com deficiência visual. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 960–971. SBC.
Publicado
04/11/2024
BEZERRA, Allan; FAÇANHA, Agebson; VERAS, Nécio; VIANA, Windson. Material tátil impresso em 3D para ensinar estrutura de dados às pessoas com deficiência visual. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 3284-3293. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244931.