Avaliação para aprendizagem Personalizada – APRENDA: desafios e potencialidades dos recursos digitais na rede estadual de Pernambuco
Resumo
Este artigo apresenta os resultados preliminares de uma pesquisa de doutorado que tem o objetivo de construir um framework de avaliação para a aprendizagem na perspectiva formativa em espaços híbridos, a partir da experiência vivida durante a pandemia de COVID-19. O referencial teórico aborda os conceitos de avaliação e ensino híbrido. A metodologia foi qualitativa, desenvolvida a partir da abordagem DBR - Design Based Research, com a participação de quatro professores da rede estadual de Pernambuco. Os resultados apontam as contribuições das interfaces digitais no processo avaliativo e a necessidade de formação continuada que envolva experimentação e reflexão baseadas na prática em sala de aula.
Palavras-chave:
Covid – 19, Recursos digitais, Avaliação formativa, Design Based Research – DBR, Avaliação para aprendizagem personalizada APRENDA
Referências
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Publicado
04/11/2024
Como Citar
SANTOS, Adriano de Araújo; GIRAFFA, Lucia.
Avaliação para aprendizagem Personalizada – APRENDA: desafios e potencialidades dos recursos digitais na rede estadual de Pernambuco. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 2572-2581.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244437.