Método S21A para Desenvolvimento da Competência de Empreendedorismo Digital: Um Estudo de Caso Exploratório em Laboratório de Inovação com Estudantes do Ensino Médio
Resumo
Este estudo investiga o desenvolvimento da competência em empreendedorismo digital em estudantes do ensino médio, com o objetivo de prepará-los para um mundo em constante mudança e evolução tecnológica. Propõe-se o método Skills Assessment 21st Century (S21A) para orientar esse desenvolvimento em laboratórios de inovação. A avaliação preliminar de sua aplicabilidade foi realizada por meio de um estudo de caso exploratório no, em São Paulo, Brasil. Resultados preliminares sugerem a viabilidade do método, com etapas aplicáveis e um impacto positivo no desenvolvimento da competência em empreendedorismo digital, culminando na identificação e resolução de desafios e na elaboração de uma solução digital inovadora.
Palavras-chave:
Inovação aberta, Laboratório de Inovação, Competência, Competências do século XXI, Empreendedorismo digital, Ensino Médio
Referências
ALMEIDA, R.; PACKARD, T. Competências e empregos: uma agenda para a juventude. Brasil: Grupo Banco Mundial, 2018.
ANDRADE, T.; ARAUJO, R.; SIQUEIRA, S. What can move non-is developers towards open and collaborative development initiatives? iSys - Brazilian Journal of Information Systems, v. 15, n. 1, p. 1-35, 2022.
BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Penso Editora, 2014.
BOMBANA, C. Projeto shark tank: uma experiência de prototipação de aplicativos usando aprendizagem baseada em projetos. In: Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola, Porto Alegre, RS, Brasil, p. 129–137, 2023.
BRASIL. Institui a política nacional de educação digital e altera as leis nºs 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (lei de diretrizes e bases da educação nacional), 9.448, de 14 de março de 1997, 10.260, de 12 de julho de 2001, e 10.753, de 30 de outubro de 2003. Diário Oficial da União, (14.533), 2023.
BRASSCOM. Demanda de talentos em TIC e estratégia Tcem. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 mar. 2023.
BÜRGENER, L.; BARTH, M. Sustainability competencies in teacher education: Making teacher education count in everyday school practice. Journal of Cleaner Production, v. 174, p. 821–826, 2018.
CHESBROUGH, H. W. The new imperative for creating and profiting from technology. Open Innovation, 2003.
CHESBROUGH, H.; VANHAVERBEKE, W.; WEST, J. Novas fronteiras em inovação aberta. Editora Blucher, 2017.
CORTES, D.; RAMIREZ, J.; MOLINA, A. Open innovation laboratory: Education 4.0 environments to improve competencies in scholars. In: Proceedings of the LACCEI International Multi-conference for Engineering, Education and Technology, 2020.
EUROPEAN COMMISSION et al. Key competences for lifelong learning. Publications Office, 2019.
HUERTAS, J. et al. Campus city project: Challenge living lab for smart cities. Applied Sciences (Switzerland), 2021.
IBGE. Censo demográfico 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 27 fev. 2024.
IGLESIAS-SANCHEZ, P. P.; JAMBRINO-MALDONADO, C.; DE LAS HERAS-PEDROSA, C. Training entrepreneurial competences with open innovation paradigm in higher education. Sustainability, v. 11, n. 17, p. 4689, 2019.
MARTINS, V. F.; JUNQUEIRA, M. A.; DE ARAUJO, R. M. Ética da pesquisa em sistemas de informação: Por que e como submeter meu projeto ao comitê de ética? Sociedade Brasileira de Computação, 2021.
McPHILLIPS, M.; LICZNERSKA, M. Open innovation competence for a future-proof workforce: a comparative study from four european universities. Journal of Theoretical and Applied Electronic Commerce Research, v. 16, n. 6, p. 2442–2457, 2021.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base nacional comum curricular BNCC. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 mai. 2023.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS. Plano de ação para a neoindustrialização 2024-2026. Disponível em: [link]. Acesso em: 6 mar. 2024.
MIRANDA, J. et al. Open innovation laboratories as enabling resources to reach the vision of education 4.0. In: 2019 IEEE International Conference on Engineering, Technology and Innovation (ICE/ITMC), IEEE, 2019. p. 1–7.
MIRANDA, J.; ROSAS-FERNÁNDEZ, J. B.; MOLINA, A. Achieving innovation and entrepreneurship by applying education 4.0 and open innovation. In: 2020 IEEE International Conference on Engineering, Technology and Innovation (ICE/ITMC), IEEE, 2020. p. 1–6.
OECD. The future of education and skills 2030. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 mar. 2023.
OSORIO, F. et al. Constellation of innovation laboratories: A scientific outlook. In: 2019 IEEE International Conference on Engineering, Technology and Innovation (ICE/ITMC), IEEE, 2019. p. 1–10.
PRENDES ESPINOSA, M. et al. Cuestionario sobre emprendimiento digital para estudiantes universitarios. EmDigital: Competencias para el emprendimiento digital de los estudiantes universitarios, 2021.
PRENDES-ESPINOSA, P.; SOLANO-FERNÁNDEZ, I. M.; GARCÍA-TUDELA, P. A. Emdigital to promote digital entrepreneurship: The relation with open innovation. Journal of Open Innovation: Technology, Market, and Complexity, v. 7, n. 1, p. 63, 2021.
RAMÍREZ-MONTOYA, M. S. et al. Scaling complex thinking for everyone: A conceptual and methodological framework. In: Ninth International Conference on Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality (TEEM'21), 2021. p. 806–811.
SANABRIA-Z, J. et al. Macro-dissemination of maker culture: Fostering 21st century competencies through an ideathon. Revista de Educação a Distância, v. 20, n. 62, 2020.
VALENTE, A. et al. Seeking co-production of knowledge in alternating training: Insights from desci first round of world cafés. Springer Communications in Computer and Information Science, v. 1286, 2019.
WEF. Preparing for the future of work: Occupational and education trends in artificial intelligence, big data, and the cloud. Disponível em: [link]. Acesso em: 1 fev. 2023.
WEF. Future of jobs report. World Economic Forum, 2023.
YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e métodos. Bookman editora, 2015.
ANDRADE, T.; ARAUJO, R.; SIQUEIRA, S. What can move non-is developers towards open and collaborative development initiatives? iSys - Brazilian Journal of Information Systems, v. 15, n. 1, p. 1-35, 2022.
BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Penso Editora, 2014.
BOMBANA, C. Projeto shark tank: uma experiência de prototipação de aplicativos usando aprendizagem baseada em projetos. In: Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola, Porto Alegre, RS, Brasil, p. 129–137, 2023.
BRASIL. Institui a política nacional de educação digital e altera as leis nºs 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (lei de diretrizes e bases da educação nacional), 9.448, de 14 de março de 1997, 10.260, de 12 de julho de 2001, e 10.753, de 30 de outubro de 2003. Diário Oficial da União, (14.533), 2023.
BRASSCOM. Demanda de talentos em TIC e estratégia Tcem. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 mar. 2023.
BÜRGENER, L.; BARTH, M. Sustainability competencies in teacher education: Making teacher education count in everyday school practice. Journal of Cleaner Production, v. 174, p. 821–826, 2018.
CHESBROUGH, H. W. The new imperative for creating and profiting from technology. Open Innovation, 2003.
CHESBROUGH, H.; VANHAVERBEKE, W.; WEST, J. Novas fronteiras em inovação aberta. Editora Blucher, 2017.
CORTES, D.; RAMIREZ, J.; MOLINA, A. Open innovation laboratory: Education 4.0 environments to improve competencies in scholars. In: Proceedings of the LACCEI International Multi-conference for Engineering, Education and Technology, 2020.
EUROPEAN COMMISSION et al. Key competences for lifelong learning. Publications Office, 2019.
HUERTAS, J. et al. Campus city project: Challenge living lab for smart cities. Applied Sciences (Switzerland), 2021.
IBGE. Censo demográfico 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 27 fev. 2024.
IGLESIAS-SANCHEZ, P. P.; JAMBRINO-MALDONADO, C.; DE LAS HERAS-PEDROSA, C. Training entrepreneurial competences with open innovation paradigm in higher education. Sustainability, v. 11, n. 17, p. 4689, 2019.
MARTINS, V. F.; JUNQUEIRA, M. A.; DE ARAUJO, R. M. Ética da pesquisa em sistemas de informação: Por que e como submeter meu projeto ao comitê de ética? Sociedade Brasileira de Computação, 2021.
McPHILLIPS, M.; LICZNERSKA, M. Open innovation competence for a future-proof workforce: a comparative study from four european universities. Journal of Theoretical and Applied Electronic Commerce Research, v. 16, n. 6, p. 2442–2457, 2021.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base nacional comum curricular BNCC. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 mai. 2023.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS. Plano de ação para a neoindustrialização 2024-2026. Disponível em: [link]. Acesso em: 6 mar. 2024.
MIRANDA, J. et al. Open innovation laboratories as enabling resources to reach the vision of education 4.0. In: 2019 IEEE International Conference on Engineering, Technology and Innovation (ICE/ITMC), IEEE, 2019. p. 1–7.
MIRANDA, J.; ROSAS-FERNÁNDEZ, J. B.; MOLINA, A. Achieving innovation and entrepreneurship by applying education 4.0 and open innovation. In: 2020 IEEE International Conference on Engineering, Technology and Innovation (ICE/ITMC), IEEE, 2020. p. 1–6.
OECD. The future of education and skills 2030. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 mar. 2023.
OSORIO, F. et al. Constellation of innovation laboratories: A scientific outlook. In: 2019 IEEE International Conference on Engineering, Technology and Innovation (ICE/ITMC), IEEE, 2019. p. 1–10.
PRENDES ESPINOSA, M. et al. Cuestionario sobre emprendimiento digital para estudiantes universitarios. EmDigital: Competencias para el emprendimiento digital de los estudiantes universitarios, 2021.
PRENDES-ESPINOSA, P.; SOLANO-FERNÁNDEZ, I. M.; GARCÍA-TUDELA, P. A. Emdigital to promote digital entrepreneurship: The relation with open innovation. Journal of Open Innovation: Technology, Market, and Complexity, v. 7, n. 1, p. 63, 2021.
RAMÍREZ-MONTOYA, M. S. et al. Scaling complex thinking for everyone: A conceptual and methodological framework. In: Ninth International Conference on Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality (TEEM'21), 2021. p. 806–811.
SANABRIA-Z, J. et al. Macro-dissemination of maker culture: Fostering 21st century competencies through an ideathon. Revista de Educação a Distância, v. 20, n. 62, 2020.
VALENTE, A. et al. Seeking co-production of knowledge in alternating training: Insights from desci first round of world cafés. Springer Communications in Computer and Information Science, v. 1286, 2019.
WEF. Preparing for the future of work: Occupational and education trends in artificial intelligence, big data, and the cloud. Disponível em: [link]. Acesso em: 1 fev. 2023.
WEF. Future of jobs report. World Economic Forum, 2023.
YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e métodos. Bookman editora, 2015.
Publicado
04/11/2024
Como Citar
KOBAIASSI, Eliana de Oliveira; ARAUJO, Renata Mendes de.
Método S21A para Desenvolvimento da Competência de Empreendedorismo Digital: Um Estudo de Caso Exploratório em Laboratório de Inovação com Estudantes do Ensino Médio. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 2064-2078.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242033.