Resgate Selvagem II: Um Jogo Digital para o Ensino dos Biomas Brasileiros

  • Fábio Bastos Universidade Federal de Viçosa
  • Álvaro Oda Universidade Federal de Viçosa
  • Ana Carolina Inocêncio Universidade Federal de Jataí
  • Maria Antonia Névoa Universidade Federal de Jataí
  • Marcos Wagner Ribeiro Universidade Federal de Jataí
  • Pedro Sousa Universidade Federal de Viçosa https://orcid.org/0000-0003-4563-0033

Resumo


A segunda versão do jogo Resgate Selvagem foi desenvolvida para alunos do ensino fundamental II, visando validar seu potencial em ensinar sobre os biomas brasileiros de forma lúdica. Nesta versão, foram incluídos os biomas Cerrado, Pampa, Pantanal e Mata Atlântica, cada um com fases específicas que abordam clima, fauna, flora, cultura e localização. Desenvolvido na plataforma Unity, o jogo proporciona uma experiência educacional dinâmica, promovendo o aprendizado por meio de desafios e atividades contextualizadas em cenários autênticos de cada bioma. Resultados preliminares da validação indicam uma melhora significativa no engajamento dos alunos e na retenção de conhecimento sobre os biomas brasileiros.
Palavras-chave: Geografia, Jogo digital, Biomas, Brasil

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Publicado
04/11/2024
BASTOS, Fábio; ODA, Álvaro; INOCÊNCIO, Ana Carolina; NÉVOA, Maria Antonia; RIBEIRO, Marcos Wagner; SOUSA, Pedro. Resgate Selvagem II: Um Jogo Digital para o Ensino dos Biomas Brasileiros. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2779-2787. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244869.