Uer?: Um Jogo Educativo para o Ensino de Geografia e Cultura Brasileira Integrando Componentes Físicos e Digitais

  • Carlos Henrique Beckert Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jeiel Santos Araújo Oliveria Universidade Federal de Santa Catarina
  • Larissa Silva Baquião Universidade Federal de Santa Catarina
  • Bernardo Hott Rocha Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Eduarda Favero Razia Universidade Federal de Santa Catarina
  • Tiago Porsch Dopke Universidade Federal de Santa Catarina
  • Benjamin Grando Moreira Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-0339-4012
  • Lucas Leandro Nesi Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0001-8874-1839

Resumo


Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo educativo para o ensino de geografia e cultura brasileira. Combinando um tabuleiro físico interativo e um aplicativo digital, o jogo oferece uma experiência de aprendizagem dinâmica e envolvente. O tabuleiro, equipado com botões em formato dos estados brasileiros, funciona em conjunto com um aplicativo que exibe perguntas e conteúdos multimídia. O desenvolvimento do protótipo envolveu a criação de componentes físicos com impressão 3D, integração de um microcontrolador ESP para comunicação via Bluetooth e a programação do aplicativo. As próximas etapas incluem finalizar o desenvolvimento do aplicativo, otimizar a placa de circuito impresso do tabuleiro e expandir o banco de perguntas.
Palavras-chave: Jogo Educativo, Geografia Brasileira, Gamificação

Referências

Amaral, C. N. et al. (2013). Geografia e inclusão: Práticas educativas para alunos desatentos. In Reencontro de Saberes Territoriales Latinoamericanos, number 14. egal.

de Melo, M. V. C., Segato, T., and Mombach, J. (2019). Apolo: Versao digital de um jogo de tabuleiro para apoio ao ensino na educação básica. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 30, page 873.

Gomes, J. A. T. and A. M. Sanchez, E. (2018). Geogame: uma alternativa lúdica para o ensino de geociências. Revista Espinhaço, 7(1).

Moyles, J. R. (2006). Só Brincar? O papel do brincar na educação infantil. Artmed Editora, Porto Alegre.

Tavares, R. T. F., Maciel, G. S., and Silva, I. V. (2023). Os jogos educativos no ensino fundamental: uma revisão sistemática. Ciência & Educação, 29.
Publicado
04/11/2024
BECKERT, Carlos Henrique; OLIVERIA, Jeiel Santos Araújo; BAQUIÃO, Larissa Silva; ROCHA, Bernardo Hott; RAZIA, Maria Eduarda Favero; DOPKE, Tiago Porsch; MOREIRA, Benjamin Grando; NESI, Lucas Leandro. Uer?: Um Jogo Educativo para o Ensino de Geografia e Cultura Brasileira Integrando Componentes Físicos e Digitais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2729-2736. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244642.