Gato de Botas na Era Digital: um recurso didático para promover a Cidadania Digital na escola

Resumo


Este artigo apresenta a proposta de um recurso didático para o ensino de Computação na Educação Básica, focado no aprimoramento de habilidades de Cidadania Digital, utilizando um conto de fadas como contexto. O desenvolvimento do material envolveu a busca e análise de materiais correlatos. Esses resultados levaram à concepção de um livro que oferece uma abordagem lúdica para ensinar esses temas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, utilizando uma adaptação do Gato de Botas. Espera-se que este material contribua para formar cidadãos digitais conscientes, responsáveis e capazes de lidar com os desafios da privacidade, segurança e ética na era digital.
Palavras-chave: Cidadania Digital, Ensino, Educação Básica

Referências

BAGGETT, K. N. Fables for the Connected Age. [s.l: s.n.].

BATEMAN, T.; HO, J. Mitzi and the big bad nosy wolf: a digital citizenship story. New York: Holiday House, 2021.

BEDFORD, D.; REEVE, R. Once upon a time... online - a happily ever after is only a click away! [s.l.] Parragon Book Service Ltd, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Anexo ao Parecer CNE/CEB nº 2/2022. Normas sobre Computação na Educação Básica - Complemento à Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 24 de maio de 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB nº 2/2022. Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2022. Disponível em [link] Acesso em: 24 de maio de 2024.

BUZZEO, T. But I Read It on the Internet! [s.l.] Upstart Books, 2013.

CERT.BR, NIC.BR, CGI.BR. Internet Segura: Divirta-se e aprenda usar a internet de forma segura! 2ª edição, 2022. Disponível [link]. Acesso em:

CETIC.BR. Pesquisa sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil - TIC Kids Online Brasil 2023. Disponível em [link]. Acesso em: 23 de set. de 2024.

COOK, J. Cell Phoney. [s.l.] National Center for Youth Issues, 2012.

COOK, J. The Technology Tail. [s.l.] Boys Town Press, 2019.

DIORIO, R.; LIU, Z. What does it mean to be safe? : a thoughtful discussion for readers of all ages about drawing healthy boundaries and making safe choices. Naperville, Illinois: Little Pickle Press, An Imprint Of Sourcebooks Jabberwocky, 2019.

DOAK , S. The Pixels: Digital Citizenship Dream Team: A book of digital citizenship poetry. [s.l: s.n.].

Digital Citizenship Lesson Units. Disponível em: [link]. Acesso em: 24 de maio de 2024.

HORSLEY, S. Selfie. [s.l.] Capstone Editions, 2020.

MARCUS, A. The Internet Sleuths. [s.l: s.n.].

RIBBLE, MIKE. Digital Citizenship: Using Technology Appropriately. 2023. Disponível em [link]. Acesso em: 23 de set. de 2024.

RIBBLE, MIKE. Digital Citizenship in Schools. International Society for Technology in Education, 2011.

RIBBLE, MIKE S.; BAILEY, GERALD D.; ROSS, TWEED W. Digital Citizenship: Addressing Appropriate Technology Behavior. Learning & Leading with Technology, v32 n1 p6-9, 11 Sep 2004. Disponível em [link]. Acesso em 23 de set. de 2024.

ROCCO, J. Blackout. S.L.: Hyperion Books For Children, 2011.

RODRIGUES, A. et al. Detetive Chapeuzinho e o mistério da sombra digital. 1. ed. São Paulo: Estúdio Rebimboca, 2023.

SAFERNET, UK GOVERNMENT (2021). Disciplina de Cidadania Digital. Disponível em [link]. Acesso em: 14 de agosto de 2024.

SHANNON MCCLINTOCK MILLER. Sonia’s Digital World. [s.l.] Capstone, 2023.

SHANNON MCCLINTOCK MILLER. Staying Safe Online. [s.l.] Capstone, 2019.

WHALEY, H. Webster’s friend. [s.l.] Born Digital Books, 2015.

WILLIS, J.; ROSS, T. #Goldilocks a hashtag cautionary tale. [s.l.] London Andersen Press, 2020.

WILLIS, J.; ROSS, T. Chicken clicking. London: Andersen Press, 2015.

WILLIS, J. Troll Stinks. [s.l.] Andersen Press Usa, 2017.
Publicado
04/11/2024
SILVA, Lucas Henrique de L.; FRANÇA, Rozelma Soares de. Gato de Botas na Era Digital: um recurso didático para promover a Cidadania Digital na escola. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 3333-3342. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244998.