N-Craft: Ferramenta Virtual e Imersiva Baseada em Minecraft para suporte no Ensino de Arquitetura e Organização de Computadores
Resumo
Este estudo apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta virtual baseada na plataforma Minecraft para auxiliar o processo de aprendizagem da disciplina de Arquitetura e Organização de Computadores. Através de conceitos de gamificação e a imersão proporcionada pelo Minecraft, esta ferramenta permite ao aluno explorar e interagir com componentes virtuais de um processador, facilitando assim a compreensão de conceitos complexos de maneira lúdica e prática. Os resultados preliminares indicam a capacidade da ferramenta em alcançar imersividade no processo de aprendizagem, contemplando desde as estruturas básicas do processador até o fluxo de execução de instruções.
Referências
Borges, J. A. S. and Silva, G. P. (2006). Neanderwin-um simulador didático para uma arquitetura do tipo acumulador. In workshop sobre educação em arquitetura de computadores.
Busarello, R. I. (2016). Gamification: princípios e estratégias. Pimenta Cultural.
da Luz Brum, L. M., de Pinho, L. B., and da Silva Camargo, S. (2017). Avaliação do uso de realidade aumentada no ensino de arquitetura e organização de computadores. International Journal of Computer Architecture Education (IJCAE), 6(1):10–17.
da Silva, G. C., Oliveira, L. C., and Fernandes, S. R. (2018). Proposta de ensino de arquitetura de computadores com gamificação e realidade aumentada. International Journal of Computer Architecture Education (IJCAE), 7(1):39–47.
de França Tonhão, S., Shigenaga, M. Y., Silva, W., Colanzi, T. E., and Steinmacher, I. F. (2023). Um estudo sobre o uso de worked examples e gamificação para apoiar o ensino de engenharia de software. In Anais do XXXIV Simposio Brasileiro de Informática na Educação , pages 548–559. SBC.
dos Santos, E. F., Brito, J. A., Oliveira, F. C. S., da Silva, J. A. L., and Martins, D. J. S. (2023). O uso do construtivismo no ensino do pensamento computacional para crianças: um relato de experiencia. In Jornada de Iniciação Científica e Extensão, volume 18.
Junior, C. R. B., Macedo, C. A., Alencar, V. H. S., Junior, R. M. S., and Zuge, A. P. (2020). Abordagem metodologica para o ensino de arquitetura de computadores em ambientes nao formais. Revista Brasileira de Informática na Educação, 28.
Kastensmidt, F. L. (2006). O processador hipotetico neander. [link]. Acessado em: 04 de agosto de 2024.
McDowell, L. and Sambell, K. (1999). The experience of innovative assessment: student perspectives. Assessment matters in higher education: Choosing and using diverse approaches, pages 71–82.
Omuna, A. M. and Goulart, T. C. K. (2023). A gamificação como alternativa na aprendizagem de programação. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, 39(76):e2875–e2875.
Rodrigues, J. Z. and Batista, E. J. S. (2023). Ensino do ciclo pdca com o minecraft education nos cursos de aprendizagem profissional. In Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola, pages 562–572. SBC.
Silva, G. C. d. (2019). Artemis: realidade aumenta e gamificação para ensino de arquitetura de computadores com mips. Master’s thesis, Universidade Federal Rural do Semi-Arido.
SOUZA, C. V. d. (2017). Gamificação na educação superior: experimentações na docência. Master’s thesis, Universidade Federal de Pernambuco.
Weber, R. F. (2000). Fundamentos de arquitetura de computadores. Sagra Luzzatto.