Monitoramento do Engajamento de Estudantes em Atividades de Leitura de Textos no Ambiente Moodle por meio do PDFNoteTrack

Resumo


A falta de engajamento dos estudantes nas tarefas de aprendizagem é um dos fatores que pode levar ao insucesso escolar. O monitoramento do nível de engajamento possibilita que professores e estudantes busquem melhorias no processo de aprendizagem. Este A falta de engajamento dos estudantes nas tarefas de aprendizagem é um dos fatores que pode levar ao insucesso escolar. O monitoramento do nível de engajamento possibilita que professores e estudantes busquem melhorias no processo de aprendizagem. Este trabalho tem por objetivo apresentar a ferramenta PDFNoteTrack desenvolvida para apoiar o monitoramento do engajamento de estudantes em atividades de leitura de textos no ambiente Moodle, registrando elementos como tempo de interação, acesso às páginas e inserção de marcações e comentários no texto. O artigo apresenta também a avaliação da usabilidade da ferramenta por meio de um experimento com 69 estudantes de um curso de especialização à distância. Os resultados da aplicação do questionário System Usability Scale (SUS) indicam que, em média, os usuários avaliaram a usabilidade da ferramenta melhor do que o valor de referência.
Palavras-chave: Engajamento do Estudante, Leitura de Texto, Moodle, PDFNoteTrack

Referências

AQUINO, B.; STROELE, V.; SOUZA, J. Análise do engajamento dos alunos em ambientes virtuais de aprendizagem para detecção de comunidade. In: SBC. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). [S.l.], 2020. p. 952–961.

BACCA-ACOSTA, J.; AVILA-GARZON, C. Student engagement with mobile-based assessment systems: A survival analysis. Journal of Computer Assisted Learning, 2020.

BEN-ELIYAHU, A. et al. Investigating the multidimensionality of engagement: Affective, behavioral, and cognitive engagement across science activities and contexts. Contemporary Educational Psychology, Elsevier, v. 53, p. 87–105, 2018.

BOND, M. et al. Mapping research in student engagement and educational technology in higher education: a systematic evidence map. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 17, 2020.

BROOKE, J. Sus: A quick and dirty usability scale. Usability Eval. Ind., v. 189, 11 1995.

DERMEVAL, D.; COELHO, J. A. d. M.; BITTENCOURT, I. I. Mapeamento sistemático e revisão sistemática da literatura em informática na educação. JAQUES, Patrícia Augustin; SIQUEIRA; Sean; BITTENCOURT, Ig; PIMENTEL, Mariano.(Org.) Metodologia de Pesquisa Cientifica em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa. Porto Alegre: SBC, 2020.

FAN, S., Chen, L., Nair, M., Garg, S., Yeom, S., Kregor, G., and Wang, Y. Revealing impact factors on student engagement: Learning analytics adoption in online and blended courses in higher education. Education Sciences, v. 11, n. 10, 2021. ISSN 2227-7102.

HEILPORN, G.; RAYNAULT, A.; FRENETTE, E. Student engagement in a higher education course: A multidimensional scale for different course modalities. Social Sciences & Humanities Open, Elsevier, v. 9, p. 100794, 2024.

KIZILCEC, R. F.; CHEN, M. Student engagement in mobile learning via text message. In: Proceedings of the Seventh ACM Conference on Learning @ Scale. New York, NY, USA: Association for Computing Machinery, 2020. (L@S ’20), p. 157–166. ISBN 9781450379519.

LIU, M. et al. Measuring and visualizing students’ behavioral engagement in writing activities. IEEE Transactions on Learning Technologies, v. 8, p. 215–224, 04 2015.

O’BRIEN, H. L.; TOMS, E. What is user engagement? a conceptual framework for defining user engagement with technology. J. Assoc. Inf. Sci. Technol., v. 59, p. 938–955, 2008.

OIGARA, J. N. Using smart table technology for the interactive elementary classroom. In: Handbook of Research on Innovative Digital Practices to Engage Learners. [S.l.]: IGI Global, 2019. p. 158–176.

OLIVEIRA, P. L. S. de; SOUZA, A. J. de; RODRIGUES, R. Identificação de pesquisas referentes ao engajamento de alunos em plataformas de lms e suas relações com o desempenho acadêmico. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). [S.l.: s.n.], 2019. v. 30, n. 1, p. 1631.

PESARE, E. et al. Visualizing student engagement in e-learning environment. In: 22th International Conference on Distributed Multimedia Systems (DMS). [S.l.: s.n.], 2016. p. 26–33.

SAID, N. S. An engaging multimedia design model. In: Proceedings of the 2004 conference on Interaction design and children: building a community. [S.l.: s.n.], 2004. p. 169–172. ISBN 1-58113-791-5.

SAINI, M. K.; GOEL, N. How smart are smart classrooms? A review of smart classroom technologies. ACM Comput. Surv., Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, v. 52, n. 6, dez. 2019. ISSN 0360-0300.

SARACOSTTI, M. et al. Development of a web-based system to measure, monitor and promote school engagement strategies. In: MESQUITA, A. et al. (Ed.). Perspectives and Trends in Education and Technology. Singapore: Springer Nature Singapore, 2023. p. 45–57. ISBN 978-981-19-6585-2.

WANG, M. et al. The impact of mobile learning on students’ learning behaviours and performance: Report from a large blended classroom. British Journal of Educational Technology - BRIT J EDUC TECHNOL, v. 40, p. 673–695, 07 2009.

ZIBERS, B.; ESTES, J. S. Creating a virtual reality lab: using a student-centered approach. In: Current and prospective applications of virtual reality in Higher Education. [S.l.]: IGI Global, 2021. p. 145–169. ISBN 9781799849612.
Publicado
04/11/2024
SCAVASSA, Marcelo B. A.; PIMENTEL, Edson P.; BRAGA, Juliana; DOTTA, Silvia. Monitoramento do Engajamento de Estudantes em Atividades de Leitura de Textos no Ambiente Moodle por meio do PDFNoteTrack. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 525-537. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242824.