MathCity Finances: Jogo Digital Educativo para Praticar Operações Matemáticas no Cotidiano

  • Sabrina Dias Guimarães Universidade Federal de Viçosa
  • Fábio Bastos Universidade Federal de Viçosa
  • Álvaro Oda Universidade Federal de Viçosa
  • Ana Carolina Gondim Inocêncio Universidade Federal de Jataí
  • Marcos Wagner de Souza Ribeiro Universidade Federal de Jataí
  • Maria Antonia Baraldi Névoa Universidade Federal de Jataí
  • Pedro Moises de Sousa Universidade Federal de Viçosa https://orcid.org/0000-0003-4563-0033

Resumo


Este artigo aborda o desenvolvimento de um jogo digital educativo para auxiliar no ensino de matemática para alunos da 5° e 6° anos do Ensino Fundamental. Alinhado com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e utilizando o Unity 3D, o jogo visa aprimorar a compreensão das operações matemáticas básicas de forma lúdica e envolvente. Além disso, o ambiente do jogo auxilia no processo de ensino-aprendizagem para facilitar a compreensão dos conceitos da matemática. A metodologia ágil, com foco em feedback contínuo, resultou em um jogo testado em escolas, com resultados que demonstram uma resposta positiva ao auxílio no aprendizado e contribuem para o debate sobre o uso de jogos digitais na educação.
Palavras-chave: jogos educacionais, ensino de matemática, tecnologia na educação, pensamento lógico

Referências

Alves, L. L. (2016). A importância da matemática nos anos iniciais. EREMATSUL–Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul, 22.

Araújo, C. F. D. (2020). A importância dos jogos no ensino da matemática. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Borges, J. R. A., de Oliveira, G. S., Borges, T. D. D. F. F., & dos Santos Saad, N. (2021). Jogos digitais no ensino de matemática e o desenvolvimento de competências. Revista Valore, 6, 99-111.

Brasil. Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC.

Brasil. Ministério da Educação. (2019). Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica.

Costa, M. A. da Silva, & Vieira, M. S. (2021). Gamificação e jogos educacionais no processo de alfabetização e letramento. Brazilian Journal of Development, 7(3), 27743-27762.

dos Santos, C., dos Santos, D. P., & de Lima, M. A. (2020). A importância da atividade lúdica na educação matemática. Revista Psicologia & Saberes, 9(14), 79-87.

Fernandes, F. G. (2022). Finances Learning: desenvolvimento de um jogo digital sobre educação financeira voltado para as escolas de ensino fundamental de Dourados-MS e região. Revista on line de Extensão e Cultura-RealizAção, 9(18), 101-121.

Honda, F., Pires, F., Pessoa, M., & Maia, J. (2022, October). Cadê minha pizza? um jogo para exercitar matemática e pensamento computacional através de grafos. In Anais Estendidos do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (pp. 876-885). SBC.

INEP. (2022). Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Resultados 2022: Brasil [Apresentação em PDF].

Mattioli, F. E., Lamounier Jr, E. A., Cardoso, A., Alves, N. M., & Muniz, M. (2009). Uma proposta para o desenvolvimento ágil de ambientes virtuais. SBC. Anais do WRVA.

Prensky, M. (2021). Aprendizagem baseada em jogos digitais. Editora Senac São Paulo.

Pressman, R. S., & Maxim, B. R. (2021). Engenharia de software-9. McGraw Hill Brasil.

Schuytema, P. (2008). Design de games: uma abordagem prática. Cengage Learning.

Silva, J. (2022). O uso dos jogos no ensino da matemática. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil.

Silva, L. A., & Pereira, V. A. (2020). Matemágica: relato de experiência de um game educativo criado a partir de um projeto de extensão. In Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão-CONEPE.

Tondorf, D. F., da Silva Hounsell, M., & Pereira, V. A. (2022, October). Avaliando a Utilidade do Jogo Sério Matemágica. In Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames) (pp. 673-682). SBC.

Tori, R., Kirner, C., & Siscoutto, R. A. (2006). Fundamentos e tecnologia de realidade virtual e aumentada. Editora SBC Porto Alegre.
Publicado
04/11/2024
GUIMARÃES, Sabrina Dias; BASTOS, Fábio; ODA, Álvaro; INOCÊNCIO, Ana Carolina Gondim; RIBEIRO, Marcos Wagner de Souza; NÉVOA, Maria Antonia Baraldi; SOUSA, Pedro Moises de. MathCity Finances: Jogo Digital Educativo para Praticar Operações Matemáticas no Cotidiano. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 578-590. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.241883.