MathCity Finances: Jogo Digital Educativo para Praticar Operações Matemáticas no Cotidiano
Resumo
Este artigo aborda o desenvolvimento de um jogo digital educativo para auxiliar no ensino de matemática para alunos da 5° e 6° anos do Ensino Fundamental. Alinhado com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e utilizando o Unity 3D, o jogo visa aprimorar a compreensão das operações matemáticas básicas de forma lúdica e envolvente. Além disso, o ambiente do jogo auxilia no processo de ensino-aprendizagem para facilitar a compreensão dos conceitos da matemática. A metodologia ágil, com foco em feedback contínuo, resultou em um jogo testado em escolas, com resultados que demonstram uma resposta positiva ao auxílio no aprendizado e contribuem para o debate sobre o uso de jogos digitais na educação.
Palavras-chave:
jogos educacionais, ensino de matemática, tecnologia na educação, pensamento lógico
Referências
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Publicado
04/11/2024
Como Citar
GUIMARÃES, Sabrina Dias; BASTOS, Fábio; ODA, Álvaro; INOCÊNCIO, Ana Carolina Gondim; RIBEIRO, Marcos Wagner de Souza; NÉVOA, Maria Antonia Baraldi; SOUSA, Pedro Moises de.
MathCity Finances: Jogo Digital Educativo para Praticar Operações Matemáticas no Cotidiano. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 578-590.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.241883.