Desenvolvimento e Avaliação do Jogo Sério Educacional Coding Hunter: um ambiente para prática de pensamento computacional
Resumo
Apesar da popularização da tecnologia, observa-se o problema de formar alunos nas áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação, causando déficit de profissionais para o mercado de trabalho. Entretanto, esses alunos são nativos digitais e jogos digitais sérios educacionais têm se mostrado importante ferramenta de ensino, desde que esses jogos passem por avaliações que apontem a efetividade no processo de ensino e aprendizagem (PEA). Este artigo apresenta o desenvolvimento e avaliação do “Coding Hunter”, um jogo sério para auxiliar o PEA de Pensamento Computacional. É utilizado ENgAGED e avaliação por System Usability Scale e verificação de hipóteses por inferência estatística atestam a qualidade do jogo.
Palavras-chave:
Jogos Sérios, Pensamento Computacional, Avaliação de Usabilidade
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Publicado
04/11/2024
Como Citar
SILVA, Breno Alves; D'EMERY, Richarlyson Alves.
Desenvolvimento e Avaliação do Jogo Sério Educacional Coding Hunter: um ambiente para prática de pensamento computacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 791-806.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242435.