Atenuando o Desafio da Localização de Recursos Educacionais Abertos
Resumo
Recursos Educacionais Abertos (REAs) são materiais educativos gratuitos, disponíveis online, que podem ser utilizados, modificados ou redistribuídos livremente segundo o que está disposto em suas licenças de uso. O armazenamento e o acesso a REAs ocorrem via Repositórios de Recursos Educacionais Abertos (RREAs). No entanto, a dispersão dos REAs entre inúmeros repositórios e a falta de padronização dos mecanismos de busca dificultam sua localização e uso eficaz. Para mitigar esse problema, este trabalho propõe o sistema “REATECA REA-Crawler”, para a coleta e oreferenciamento de REAs em variados RREAs. Um estudo de percepção de usuários investiga o sistema proposto.
Referências
Acervo Digital. (2024) “Acervo Digital da UFPR”, [On-line, June/2024], available in [link].
Aleksendric, M., Borucki, A., Domingues, L., Abu Hammad, M., Hannouch, E., Nair, R., & Palmer, R. (2024) “Mastering MongoDB 7.0”, MongoDB Press.
Anderson, T., & Leachman, C. (2019) Strategies for Supporting OER Adoption through Faculty and Instructor Use of a Federated Search Tool, “Journal of Librarianship and Scholarly Communication”, v. 7, n. 1. DOI: 10.7710/2162-3309.2279.
Benymol, J. & Sajimon, A. (2020) Performance Analysis of NoSQL and Relational Databases with MongoDB and MySQL, “Materials Today: Proceedings”, v. 24. DOI: 10.1016/j.matpr.2020.03.634.
Buda, M., Kobojek, P., & Hansen, J. (2024) State of Web Scraping 2023 Survey Results, “Scraping Fish”, [On-line, June/2024], available in [link].
Cafolla, R. (2006) Project MERLOT: bringing peer review to Web-based educational resources, “Journal of Technology and Teacher Education”, v. 14, n. 2, 313−323.
Casserly, C. M., & Smith, M. S. (2008) Revolutionizing Education through Innovation: can openness transform teaching and learning?, “Innovate: Journal of Online Education”, v. 3, n. 5.
Coelho, J. A. P. M., Souza, G. H. S. & Albuquerque, J. (2020) Desenvolvimento de Questionários e Aplicação na Pesquisa em Informática na Educação. In: Jaques, P. A.; Siqueira; S., Bittencourt, I. & Pimentel, M. (Org.) “Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: abordagem quantitativa”, Porto Alegre: SBC, 2020. (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 2).
DataOx (2024) “How to Scrape Websites in 2023: a comprehensive guide”, [On-line, June/2024], available in [link].
Dhanarajan, G. & Abeywardena, I. (2013) Higher Education and Open Educational Resources in Asia: an overview, In G. Dhanarajan & D. Porter (Eds.), “Open Educational Resources: an Asian perspective”, 3−10.
DC (2024) “Dublin Core Metadata Element Set, Version 1.1: reference description”, [On-line, June/2024], available in [link]
Dermeval, D., Coelho, J. A. P. de M., & Bittencourt, I. I. (2020) Mapeamento Sistemático e Revisão Sistemática da Literatura em Informática na Educação. In: Jaques, P. A., Siqueira, S., Bittencourt, I., & Pimentel, M. (Org.), “Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: abordagem quantitativa”, Porto Alegre: SBC. (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 2).
Deus, W., & Barbosa, E. (2020) The Use of Metadata in Open Educational Resources Repositories: an exploratory etudy, “Proceedings of the IEEE 44th Annual Computers, Software, and Applications Conference (COMPSAC 2020)”, 1−12.
Dichev, C., & Dicheva, D. (2012) Is it Time to Change the OER Repositories Role? “Proceedings of the 12th ACM/IEEE-CS joint conference on Digital Libraries (JCDL 2012)”, 31−34.
Esposito, D. (2023) “Programming ASP.NET Core”, 2 nd edition, Microsoft Press.
Gartner, R., & Bekiari, C. (2022) The Evolution of Dublin Core Metadata Standards, “Metadata and Semantic Research, Communications in Computer and Information Science”, v. 1119, 45−58. DOI: 10.1007/978-3-030-99895-0_5.
Gazzola, M. G., Ciferri, C. D., & Gimenes, I. M. (2014) SeeOER: uma arquitetura para mecanismo de busca na Web por recursos educacionais abertos, “Anais do XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2014)”, 1−10.
Google. (2024) “How Search Works”, [On-line, June/2024], available in [link].
Groves, R. M., Fowler Jr., F. J., Couper, M. P., Lepkowski, J. M., Singer, E. & Tourangeau, R. (2009) “Survey Methodology”, Wiley.
Jaques, P. A., Pimentel, M., & Siqueira, S. (2020) Elaboração da Pesquisa Científica em Informática na Educação. In: Jaques, P. A., Pimentel, M., Siqueira, S., & Bittencourt, I. (Org.), “Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação: concepção da pesquisa”, Porto Alegre: SBC. (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 1).
Kitchenham, B., & Charters, S. (2007) “Guidelines for Performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering”, Technical Report EBSE 2007-001, Keele University and Durham University Joint Report.
Ladurner, C., Ortner, C., Lach, K., Ebner, M., Haas, M., Ebner, R. & Schön, S. (2020) The Development and Implementation of Missing Tools and Procedures at the Interface of a University’s Learning Management System, its OER Repository, and the Austrian OER Referatory, “International Journal of Open Educational Resources”, v. 3, n. 2.
LUME (2024) “LUME - Repositório Digital da UFRGS”, [On-line, June/2024], available in [link].
Ma, X., Ma, C., & Wang, C. (2023) Ontology-Driven Relational Data Mapping for Constructing a Knowledge Graph of Porphyry Copper Deposits, “Earth Science Informatics”. DOI: 10.1007/s12145-019-00390-3.
Microsoft (2024) “Bing Search”, [On-line, June/2024], available in [link].
Najjar, J., & Duval, E. (2022) The State of Learning Object Metadata (LOM) in 2022, “Journal of Educational Technology Systems”, v. 50, n. 1, 27−44. DOI: 10.1177/00472395211045678.
Ngrok (2024) “Ngrok Documentation”, [On-line, June/2024], available in [link].
Park, J.-R., & Tosaka, Y. (2022) Dublin Core Metadata: a review of current research and future directions, “Journal of Information Science Theory and Practice”, v. 10, n. 1, 1-16. DOI: 10.1633/JISTaP.2022.10.1.1.
Piedra, N., Chicaiza, J., López, J., Tovar, E., & Martinez, O. (2011) Finding OERs with Social-Semantic Search, “Proceedings of the 2011 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON 2011)”, 1195−1200. DOI: 10.1109/EDUCON.2011.5773299.
Petrides, L., Jimes, C., Middleton-Detzner, C., Walling, J. & Weiss, S. (2011) Open Textbook Adoption and Use: implications for teachers and learners, “Open Learning: The Journal of Open, Distance and e-Learning”, v. 26, n. 1, 39−49.
Repositório Aberto (2024) “Repositório Aberto da Universidade Aberta”, [On-line, June/2024], available in [link].
Smith, R. S., & Thomas, P. (2022) Advancements in Learning Object Metadata Standards, “International Journal of Learning Technologies”, v. 17, n. 2, 65−81. DOI: 10.1504/IJLT.2022.10035176.
UNESCO (2002) “Forum on the Impact of Open Courseware for Higher Education in Developing Countries: final report”, [On-line, June/2024], available in [link].
Yahoo. (2024) “Yahoo Search”, [On-line, June/2024], available in [link].