Atenuando o Desafio da Localização de Recursos Educacionais Abertos

  • Osvaldo Luiz de Oliveira Centro Universitário Campo Limpo Paulista
  • Marcus Vinícius Germano de Abreu Pereira Centro Universitário Campo Limpo Paulista

Resumo


Recursos Educacionais Abertos (REAs) são materiais educativos gratuitos, disponíveis online, que podem ser utilizados, modificados ou redistribuídos livremente segundo o que está disposto em suas licenças de uso. O armazenamento e o acesso a REAs ocorrem via Repositórios de Recursos Educacionais Abertos (RREAs). No entanto, a dispersão dos REAs entre inúmeros repositórios e a falta de padronização dos mecanismos de busca dificultam sua localização e uso eficaz. Para mitigar esse problema, este trabalho propõe o sistema “REATECA REA-Crawler”, para a coleta e oreferenciamento de REAs em variados RREAs. Um estudo de percepção de usuários investiga o sistema proposto.

Palavras-chave: Recursos Educacionais Abertos, Mecanismo de Busca, Web Scraping

Referências

Abeywardena, I. S., Chan, C. S., & Tham, C. Y. (2013) OERScout Technology Framework: a novel approach to open educational resources search, “The International Review of Research in Open and Distributed Learning”, v. 14, n. 4. DOI: 10.19173/irrodl.v14i4.1505.

Acervo Digital. (2024) “Acervo Digital da UFPR”, [On-line, June/2024], available in [link].

Aleksendric, M., Borucki, A., Domingues, L., Abu Hammad, M., Hannouch, E., Nair, R., & Palmer, R. (2024) “Mastering MongoDB 7.0”, MongoDB Press.

Anderson, T., & Leachman, C. (2019) Strategies for Supporting OER Adoption through Faculty and Instructor Use of a Federated Search Tool, “Journal of Librarianship and Scholarly Communication”, v. 7, n. 1. DOI: 10.7710/2162-3309.2279.

Benymol, J. & Sajimon, A. (2020) Performance Analysis of NoSQL and Relational Databases with MongoDB and MySQL, “Materials Today: Proceedings”, v. 24. DOI: 10.1016/j.matpr.2020.03.634.

Buda, M., Kobojek, P., & Hansen, J. (2024) State of Web Scraping 2023 Survey Results, “Scraping Fish”, [On-line, June/2024], available in [link].

Cafolla, R. (2006) Project MERLOT: bringing peer review to Web-based educational resources, “Journal of Technology and Teacher Education”, v. 14, n. 2, 313−323.

Casserly, C. M., & Smith, M. S. (2008) Revolutionizing Education through Innovation: can openness transform teaching and learning?, “Innovate: Journal of Online Education”, v. 3, n. 5.

Coelho, J. A. P. M., Souza, G. H. S. & Albuquerque, J. (2020) Desenvolvimento de Questionários e Aplicação na Pesquisa em Informática na Educação. In: Jaques, P. A.; Siqueira; S., Bittencourt, I. & Pimentel, M. (Org.) “Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: abordagem quantitativa”, Porto Alegre: SBC, 2020. (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 2).

DataOx (2024) “How to Scrape Websites in 2023: a comprehensive guide”, [On-line, June/2024], available in [link].

Dhanarajan, G. & Abeywardena, I. (2013) Higher Education and Open Educational Resources in Asia: an overview, In G. Dhanarajan & D. Porter (Eds.), “Open Educational Resources: an Asian perspective”, 3−10.

DC (2024) “Dublin Core Metadata Element Set, Version 1.1: reference description”, [On-line, June/2024], available in [link]

Dermeval, D., Coelho, J. A. P. de M., & Bittencourt, I. I. (2020) Mapeamento Sistemático e Revisão Sistemática da Literatura em Informática na Educação. In: Jaques, P. A., Siqueira, S., Bittencourt, I., & Pimentel, M. (Org.), “Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: abordagem quantitativa”, Porto Alegre: SBC. (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 2).

Deus, W., & Barbosa, E. (2020) The Use of Metadata in Open Educational Resources Repositories: an exploratory etudy, “Proceedings of the IEEE 44th Annual Computers, Software, and Applications Conference (COMPSAC 2020)”, 1−12.

Dichev, C., & Dicheva, D. (2012) Is it Time to Change the OER Repositories Role? “Proceedings of the 12th ACM/IEEE-CS joint conference on Digital Libraries (JCDL 2012)”, 31−34.

Esposito, D. (2023) “Programming ASP.NET Core”, 2 nd edition, Microsoft Press.

Gartner, R., & Bekiari, C. (2022) The Evolution of Dublin Core Metadata Standards, “Metadata and Semantic Research, Communications in Computer and Information Science”, v. 1119, 45−58. DOI: 10.1007/978-3-030-99895-0_5.

Gazzola, M. G., Ciferri, C. D., & Gimenes, I. M. (2014) SeeOER: uma arquitetura para mecanismo de busca na Web por recursos educacionais abertos, “Anais do XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2014)”, 1−10.

Google. (2024) “How Search Works”, [On-line, June/2024], available in [link].

Groves, R. M., Fowler Jr., F. J., Couper, M. P., Lepkowski, J. M., Singer, E. & Tourangeau, R. (2009) “Survey Methodology”, Wiley.

Jaques, P. A., Pimentel, M., & Siqueira, S. (2020) Elaboração da Pesquisa Científica em Informática na Educação. In: Jaques, P. A., Pimentel, M., Siqueira, S., & Bittencourt, I. (Org.), “Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação: concepção da pesquisa”, Porto Alegre: SBC. (Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, v. 1).

Kitchenham, B., & Charters, S. (2007) “Guidelines for Performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering”, Technical Report EBSE 2007-001, Keele University and Durham University Joint Report.

Ladurner, C., Ortner, C., Lach, K., Ebner, M., Haas, M., Ebner, R. & Schön, S. (2020) The Development and Implementation of Missing Tools and Procedures at the Interface of a University’s Learning Management System, its OER Repository, and the Austrian OER Referatory, “International Journal of Open Educational Resources”, v. 3, n. 2.

LUME (2024) “LUME - Repositório Digital da UFRGS”, [On-line, June/2024], available in [link].

Ma, X., Ma, C., & Wang, C. (2023) Ontology-Driven Relational Data Mapping for Constructing a Knowledge Graph of Porphyry Copper Deposits, “Earth Science Informatics”. DOI: 10.1007/s12145-019-00390-3.

Microsoft (2024) “Bing Search”, [On-line, June/2024], available in [link].

Najjar, J., & Duval, E. (2022) The State of Learning Object Metadata (LOM) in 2022, “Journal of Educational Technology Systems”, v. 50, n. 1, 27−44. DOI: 10.1177/00472395211045678.

Ngrok (2024) “Ngrok Documentation”, [On-line, June/2024], available in [link].

Park, J.-R., & Tosaka, Y. (2022) Dublin Core Metadata: a review of current research and future directions, “Journal of Information Science Theory and Practice”, v. 10, n. 1, 1-16. DOI: 10.1633/JISTaP.2022.10.1.1.

Piedra, N., Chicaiza, J., López, J., Tovar, E., & Martinez, O. (2011) Finding OERs with Social-Semantic Search, “Proceedings of the 2011 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON 2011)”, 1195−1200. DOI: 10.1109/EDUCON.2011.5773299.

Petrides, L., Jimes, C., Middleton-Detzner, C., Walling, J. & Weiss, S. (2011) Open Textbook Adoption and Use: implications for teachers and learners, “Open Learning: The Journal of Open, Distance and e-Learning”, v. 26, n. 1, 39−49.

Repositório Aberto (2024) “Repositório Aberto da Universidade Aberta”, [On-line, June/2024], available in [link].

Smith, R. S., & Thomas, P. (2022) Advancements in Learning Object Metadata Standards, “International Journal of Learning Technologies”, v. 17, n. 2, 65−81. DOI: 10.1504/IJLT.2022.10035176.

UNESCO (2002) “Forum on the Impact of Open Courseware for Higher Education in Developing Countries: final report”, [On-line, June/2024], available in [link].

Yahoo. (2024) “Yahoo Search”, [On-line, June/2024], available in [link].
Publicado
04/11/2024
OLIVEIRA, Osvaldo Luiz de; PEREIRA, Marcus Vinícius Germano de Abreu. Atenuando o Desafio da Localização de Recursos Educacionais Abertos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 289-300. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242452.