Explorando o Pensamento Criativo e Computacional com Aprendizagem Baseada em Problemas: Um Relato de Experiência com ScratchJr
Resumo
O artigo relata a experiência de um estudo com 28 alunos do Ensino Fundamental (6 a 11 anos) que participaram de uma oficina para estimular o pensamento computacional e o processo criativo através da aprendizagem baseada em problemas. A oficina, alinhada com a Base Nacional Comum Curricular, buscou promover a colaboração e reflexão sobre a degradação ambiental. O estudo investigou como o uso da plataforma ScratchJr pode desenvolver habilidades em crianças. Os resultados indicaram que, usando o ScratchJr, os alunos desenvolveram habilidades de colaboração, criatividade, raciocínio lógico, autonomia e pensamento crítico, propondo soluções para problemas de forma dinâmica.
Palavras-chave:
ScratchJr, Ensino Fundamental, Pensamento Criativo
Referências
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Publicado
04/11/2024
Como Citar
LIMA, Taís Ferreira; BAIRROS, Gildomiro; FRANCO, Márcia Häfele Islabão; BERTAGNOLLI, Silvia de Castro; PERES, Andre; OKUYAMA, Fabio Yoshimitsu; NICOLAO, Mariano.
Explorando o Pensamento Criativo e Computacional com Aprendizagem Baseada em Problemas: Um Relato de Experiência com ScratchJr. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 3246-3254.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244856.