Jogos educacionais digitais e a inclusão das mulheres na programação: Um mapeamento sistemático

Resumo


As mulheres representam a maioria dos graduandos, mas ainda há uma disparidade de gênero na Computação. Diversas iniciativas têm sido propostas para apoiar mulheres durante o ensino básico e superior, incentivando sua entrada e permanência em cursos de Computação. Entre elas, destacam-se os Jogos Educacionais Digitais (JEDs), que se mostram aliados importantes no ensino-aprendizagem de programação, proporcionando uma aprendizagem dinâmica e envolvente. Este estudo apresenta um Mapeamento Sistemático com o objetivo de identificar e analisar JEDs voltados para o ensino de programação e o incentivo à participação feminina na Computação. Os resultados indicam uma escassez de iniciativas especificamente direcionadas às mulheres.
Palavras-chave: Educação em Computação, Mulheres na Computação, Ensino-Aprendizagem de Programação

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Publicado
04/11/2024
YAMASHITA, Victoria Tiemi; VILARINHO, Luana; SILVA, Alexya; FEITAL, Mell; VALLE, Pedro Henrique Dias; QUINTELA, Bárbara de Melo; OLIVEIRA, Alessandreia de. Jogos educacionais digitais e a inclusão das mulheres na programação: Um mapeamento sistemático. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1028-1042. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242714.