Interação também é inclusão na educação: avaliando a comunicabilidade mediada por leitor de tela em sistemas acadêmicos de instituições federais
Resumo
Ao longo dos últimos anos, tem crescido o interesse em iniciativas e práticas que contribuam com a inclusão de pessoas com deficiência nas instituições de ensino. Embora o Brasil tenha ampla legislação com essa temática, ainda há muito a ser feito. Estudos revelam que, mesmo em projetos pedagógicos de cursos da área de Computação, a acessibilidade é comumente associada apenas às instalações físicas e núcleos de apoio. Considerando que os sistemas acadêmicos também integram os esforços para a inclusão na educação, este estudo descreve avaliações de comunicabilidade em sistemas acadêmicos de duas instituições públicas de ensino, comparando a experiência de usuários que dependem de leitores de tela com aqueles que não precisam deste recurso, revelando limitações e problemas recorrentes nas duas plataformas avaliadas, bem como provocando discussões quanto às oportunidades de contribuição para a transformação deste cenário.
Referências
Amorim, M. L. C. d., Souza, F. d. F. d., and Gomes, A. S. (2020). Evaluation of the communicability of virtual learning environment interfaces for deaf students. In 2020 IEEE 20th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT). IEEE.
Barbante, A. L. d. S. and Marques, D. (2020). Análise de usabilidade do Sistema Unificado da Administração Pública (SUAP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
Barbosa, G. A. R. and Prates, R. O. (2023). Evoluir é preciso: Movendo da interação para a integração humano-computador. In Anais Estendidos do XXII Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2023), IHC 2023. Sociedade Brasileira de Computação.
Barbosa, S. D. J., Silva, B. d., Silveira, M. S., Gasparini, I., Darin, T., and Barbosa, G. D. J. (2021). Interação humano-computador e experiência do usuário. Auto publicação.
Camelo, L. S. S., Silva, I. M. M. d., Lima, J. P. V. d., Sousa, B. S. d., Santos, S. S. d., and Mota, M. P. (2023). Investigando a acessibilidade nos currículos de cursos de ensino superior em computação no Brasil. In Anais do II Workshop em Culturas, Alteridades e Participações em IHC (CAPAIHC 2023), CAPAIHC 2023. Sociedade Brasileira de Computação.
Campos, I. M. S., Paiva, E. B., and Farias, R. A. N. d. (2021). Acessibilidade digital em sistemas acadêmicos da UFPB: análise a partir das heurísticas de usabilidade. Informação Informação, 26(1):632.
Cani, J. B., Sandrini, E. G. C., Soares, G. M., and Scalzer, K. (2020). Educação e Covid19: A arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente” pelas tdic. Revista Ifes Ciência, 6(1):23–39.
Carvalho, L. P. et al. (2021). MIS-LT: um método para avaliação de acessibilidade e comunicabilidade de sistemas interativos.
Correa, R. B. d. S., Teixeira, N. G., Portilho, F. J., Pereira Junior, C. X., and Aranha, R. V. (2023). A formação em computação e a (falta de) acessibilidade em sistemas computacionais: acaso ou resultado? In Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2023), WEI 2023. Sociedade Brasileira de Computação- SBC.
Mizuno, C. V. A. et al. (2021). Mapeamento sistemático dos métodos de avaliação em IHC-MACeMIS.
Pimenta, G. D. F. and Silva, A. B. d. (2021). SUAP: uma reflexão sobre acessibilidade digital para surdos e deficientes visuais. Revista Informação em Cultura-RIC, 3(1):5–25.
Rêgo, B. B., Garrido, F. A., Rosa, J. C. S., and Matos, E. D. S. (2021). Avaliação da interação em mooc: uma análise integrada sobre as causas de abandono dos estudantes. Revista Brasileira de Informática na Educação, 29:846–862.
Santos, A. and Maia, L. (2023). An analysis of theweb accessibility of the sites of the brazilian federal universities based on e-mag. In Anais do XXII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Santos, C. E. R., Oliveira, L. P. d., Herrera, V. A. S., and Da Silva, S. (2021). Acessibilidade digital em ambientes virtuais de aprendizagem: uma revisão sistemática. EaD em Foco, 11(1).
Santos, E. R. V., Leitão, S., Silva, N. L. C. d. A., Garcês, L. M., Dias, C. J. M., Ferreira, A. C., Ribeiro, R. M., Mostarda, C. T., Dias Filho, C. A. A., and Soares Junior, N. d. J. S. (2024). Acesso e permanência de pessoas com deficiência no ensino superior do brasil. Revista Acervo Educacional, 6.
W3C(2008). WebContentAccessibility Guidelines (WCAG) 2.0. [link]. Accessed: 2024-06-10.
Winckler, M. and Pimenta, M. S. (2002). Avaliação de usabilidade de sites web. Escola de Informática da SBC Sul (ERI 2002). Porto Alegre, 1(85-137):51.