Systematic Literature Review on Unplugged Computing in Basic Education
Resumo
Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) sobre o uso da Computação Desplugada na Educação Básica, analisando 12 estudos selecionados. A metodologia utilizada segue os procedimentos descritos por Bárbara Kitchenham (2004) no artigo "Procedures for Performing Systematic Reviews", que inclui etapas específicas para realizar uma revisão abrangente. O estudo focou em pesquisas relacionadas ao Brasil e consultou artigos das bases Google Scholar, IEEE Xplore, ACM Digital Library e dos anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). A pesquisa abordou três questões principais: (1) como a Computação Desplugada pode servir como uma estratégia de ensino, (2) quais atividades são viáveis nesse contexto e (3) como a pesquisa foi avaliada. Os resultados indicam que a Computação Desplugada pode efetivamente introduzir conceitos de ciência da computação na Educação Básica, identificando diversos modelos de atividades e destacando a necessidade de mais discussões e pesquisas na área.
Referências
KITCHENHAM, Bárbara. (2004) Procedimentos para realizar revisões sistemáticas. Keele, Reino Unido, Keele University , v. 33, n. 2004, pages. 1-26.
BORDINI, Adriana et al. (2017) Pensamento Computacional nos Ensinos Fundamental e Médio: uma revisão sistemática. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). page. 1-3.
WING, Jeannette M. Pensamento computacional. Comunicações da ACM, v. 49, n. 3, pages 33-35, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação infantil e ensino fundamental. Brasília, DF: MEC, 2018. Available at: [link]. Accessed on: Aug. 10, 2024.
PEREIRA, Francisco Tito Silva Santos; ARAÚJO, Luis Gustavo; BITTENCOURT, Roberto. (2019) Intervenções de pensamento computacional na educação básica através de computação desplugada. In: Anais do XXV Workshop de Informática na Escola. SBC. p. 315-324.
CRUZ, M. E. J. K. da; MARQUES, S. G.; OLIVEIRA, W. (2021) Desenvolvimento e Avaliação de Material Didático Desplugado para o Ensino de Computação na Educação Básica. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 29, p. 160–187,. DOI: 10.5753/rbie.2021.29.0.160. Available at: [link]. Accessed on: Jun. 2, 2023.
SANTOS , Natália Santana dos; MEDEIROS, Andressa de Souza S.; SILVA JUNIOR, Nildo Pereira da; HERCULANI, Júlio Budiski; TONHÃO, Simone de França; CADETTE, William de Araujo; PRATES, Jorge Marques. (2023) Uma contribuição na inserção da Computação nas escolas rurais por meio de computação desplugada. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. p. 145-153. DOI: 10.5753/educomp.2023.228136.
DE SOUZA, Givanaldo Rocha; MARINHO, Maria Alice Rodrigues ; AZEVEDO, Vivianne Patrícia Medeiros ; DE FARIA, William Wonder Fagundes (2020). Desplugando: Ensinando Conceitos de Computação na Educação Básica. In: congresso sobre tecnologias na educação, 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. p. 385-394. DOI: 10.5753/ctrle.2020.11416.
ALMEIDA, Diego Lippert de; SANTOS, Fabricia Damando. (2023) Um relato de experiência com Computação Desplugada na formação de professores. In: workshop sobre educação em computação (wei), 31. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. p. 52-63. ISSN 2595-6175. DOI: 10.5753/wei.2023.229827.
OLIVEIRA, Wilk; CAMBRAIA, Adão Caron; HINTERHOLZ, Lucas Tadeu. (2021) Pensamento computacional por meio da computação desplugada: Desafios e possibilidades. In: Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação. SBC. p. 468-477.
KNIPHOFF DA CRUZ, Marcia Elena Jochims; MARQUES, Samanta Ghisleni; TAVARES, Tainã Ellwanger; OLIVEIRA, Wilk; SEELIG, Gustavo Baumgarten. (2021) Normas, Diretrizes e Material Didático para o Ensino de Computação na Educação Básica Brasileira. In: simpósio brasileiro de educação em computação (educomp), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação . p. 337-346. DOI: 10.5753/educomp.2023.228332.
RIBEIRO, Leila; FOSS, Luciana; CAVALHEIRO, Simone André Da Costa; CRUZ, Marcia Elena Jochims Kniphoff da; FRANÇA, Rozelma Soares de. (2023) O Padrão Brasileiro de Computação Escolar. In: Proceedings of the 54th ACM Technical Symposium on Computer Science Education V. 1 (SIGCSE 2023). Nova York, NY, EUA: Association for Computing Machinery. p. 53-58. Available at: DOI: 10.1145/3545945.3569863.
BULCÃO, Jeanne da Silva Barbosa et al. (2019) Computação desplugada divulgada aos descritores de Matemática do SAEB: Um relato de experiência. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. page. 407.
FORD, Vitaly; SIRAJ, Ambareen; HAYNES, Ada; BROWN, Eric. (2017) Capture the Flag Unplugged: uma competição cibernética offline. In: Proceedings of the 2017 ACM SIGCSE Technical Symposium on Computer Science Education (SIGCSE '17). Nova York, NY, EUA: Association for Computing Machinery. p. 225-230. Available at: DOI: 10.1145/3017680.3017783.
MILLER, B.; KIRN, A.; ANDERSON, M.; MAJOR, J. C.; FEIL-SEIFER, D.; JURKIEWICZ, M. (2018) Unplugged Robotics to Increase K-12 Students' Engineering Interest and Attitudes. In: 2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), San Jose, CA, USA.
NAKAMURA, T.; KAWASAKI, T. (2019) Computer Science Unplugged for Developing Computational Thinking and Mathematical Thinking. In: 2019 International Joint Conference on Information, Media and Engineering (IJCIME), Osaka, Japão.