EcoAventura: Um jogo educacional para auxiliar no ensino de sustentabilidade

Resumo


Diante dos problemas ambientais, que ainda são uma realidade diária, é cada vez mais importante instruir as futuras gerações sobre como utilizar os recursos naturais de forma sustentável, sem prejudicar o planeta. Para contribuir com a educação ambiental no ensino fundamental, este artigo propõe um protótipo de jogo digital que transmite os princípios básicos de sustentabilidade, relacionados aos 5 Rs, além de apresentar uma proposta de utilização desse jogo em sala de aula, com o objetivo de auxiliar no ensino de crianças entre nove e quatorze anos sobre o tema "Sustentabilidade". O protótipo foi validado por profissionais da área de educação ambiental, por meio da aplicação de um questionário em formato de entrevista para coletar as observações dos entrevistados. Com base nos resultados obtidos, foi possível observar o interesse pela iniciativa e boas expectativas quanto à futura implementação do jogo.
Palavras-chave: Sustentabilidade, Jogo Educacional, Meio Ambiente

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Publicado
04/11/2024
MOREIRA FILHO, Amós do Carmo; PESSOA, Marcela; VIANA JUNIOR, Osvaldo Tavares. EcoAventura: Um jogo educacional para auxiliar no ensino de sustentabilidade. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2693-2702. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244598.