A Aprendizagem Baseada em Jogos no Reforço Escolar de Alfabetização da Pesquisa Alfabeclicando
Resumo
Este artigo reflete sobre as contribuições e desafios da Metodologia Ativa da Aprendizagem Baseada em Jogos para a realização de oficinas de reforço escolar de alfabetização na pós-pandemia, com crianças do 3º ao 5º ano dos Anos Iniciais, com defasagens na aprendizagem da leitura e da escrita, em uma escola pública do Rio de Janeiro. Foram desenvolvidas atividades com uso e produção de jogos físicos e jogos digitais, pois identificam-se semelhanças e possibilidades educativas nos dois formatos de jogos. Este trabalho faz parte de uma pesquisa em andamento, cujo objetivo principal é identificar quais competências e habilidades de alfabetização não conseguiram ser ensinadas devido ao contexto da pandemia de Covid-19.
Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Jogos, Games, Alfabetização, Reforço Escolar
Referências
Alves, A. G. (2017) “Eu fiz meu game: um framework para criação de jogos digitais por crianças”. 2017. 287 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí.
Arruda, E. P. (2011). “Aprendizagens e Jogos Digitais”. Campinas, SP: Alínea.
Ferreiro, E. e Teberosky, A. (1985) “Psicogênese da Língua Escrita”. Porto Alegre: Artes Médicas.
Grossi, E. P. (2011 a). “Didática da alfabetização: didática dos níveis pré-silábicos - v. 1”. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
GrossiI, E. P. (2011 b). “Didática da alfabetização: didática do nível alfabético - v. 2”. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Huizinga, J. (2004). “Homo Ludens: O jogo como elemento da cultura”. São Paulo: Perspectiva.
Kamii, C. e DeVries, R. (1991). “Jogos em Grupo na Educação Infantil: implicações da teoria de Jean Piaget”. São Paulo: Trajetória Cultural.
Kishimoto, T. M. (2005). “Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação”. São Paulo: Cortez.
Massa, M. de S. (2014) “Docentes de computação: mediação didática e prática profissional”. 220f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador.
Prensky, M. (2012). “Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais”. – São Paulo: Editora SENAC. São Paulo, 2012.
Rizzo, G. (1996). “Jogos Inteligentes: a construção do raciocínio na escola natural”. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.
Smolka, A. L. B. A. (2012). “Criança na Fase Inicial da Escrita: a alfabetização como processo discursivo”. 13ª ed. São Paulo, Cortez e Editora.
Soares, M. (2020). “Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever”. São Paulo: Contexto.
Arruda, E. P. (2011). “Aprendizagens e Jogos Digitais”. Campinas, SP: Alínea.
Ferreiro, E. e Teberosky, A. (1985) “Psicogênese da Língua Escrita”. Porto Alegre: Artes Médicas.
Grossi, E. P. (2011 a). “Didática da alfabetização: didática dos níveis pré-silábicos - v. 1”. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
GrossiI, E. P. (2011 b). “Didática da alfabetização: didática do nível alfabético - v. 2”. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Huizinga, J. (2004). “Homo Ludens: O jogo como elemento da cultura”. São Paulo: Perspectiva.
Kamii, C. e DeVries, R. (1991). “Jogos em Grupo na Educação Infantil: implicações da teoria de Jean Piaget”. São Paulo: Trajetória Cultural.
Kishimoto, T. M. (2005). “Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação”. São Paulo: Cortez.
Massa, M. de S. (2014) “Docentes de computação: mediação didática e prática profissional”. 220f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador.
Prensky, M. (2012). “Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais”. – São Paulo: Editora SENAC. São Paulo, 2012.
Rizzo, G. (1996). “Jogos Inteligentes: a construção do raciocínio na escola natural”. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.
Smolka, A. L. B. A. (2012). “Criança na Fase Inicial da Escrita: a alfabetização como processo discursivo”. 13ª ed. São Paulo, Cortez e Editora.
Soares, M. (2020). “Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever”. São Paulo: Contexto.
Publicado
04/11/2024
Como Citar
VALES, Luciene de Sousa Teixeira; SILVA, Andréa Villela Mafra da; CORREIA, Elidia Maria Rodrigues; COSTA, Kamila Oliveira Melo de Oliveira; BARBOSA, Letícia Coelho; SANTOS, Lorrayne dos; LACERDA, Maisa Caroline Carvalho dos Anjos; MARTINS, Thais da Cruz.
A Aprendizagem Baseada em Jogos no Reforço Escolar de Alfabetização da Pesquisa Alfabeclicando. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 2591-2598.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244607.