Aferindo lacunas de aprendizagem utilizando análise estática automatizada em projetos de software orientados a objetos

  • Henrique César R. de Medeiros Universidade de Pernambuco
  • Sônia Regina Fortes da Silva Universidade de Pernambuco
  • Jackson Raniel F. da Silva Universidade de Pernambuco https://orcid.org/0000-0002-4355-7410

Resumo


A qualidade do software depende de profissionais capacitados, mas instituições de ensino enfrentam desafios no preparo dos estudantes devido a limitações de tempo e recursos. Neste artigo, fazendo uso da pesquisa-ação como opção metodológica, é apresentado um diagnóstico de lacunas na formação dos estudantes relativas a qualidade do software desenvolvido. Os resultados parciais apresentados apontam para a necessidade de munir os estudantes com conhecimento e ferramentas de avaliação de criticidade de bugs, vulnerabilidades, débito técnico, cobertura de testes e duplicidade de código.

Palavras-chave: Análise estática, Aprendizagem, Programação Orientada a Objetos

Referências

Aranha, E. and Reis, T. (2020). Delineamentos experimentais em informática na educação. Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa, SBC. Disponível em: [link].

de Andrade Gomes, P. H., Garcia, R. E., Spadon, G., Eler, D. M., Olivete, C., and Correia, R. C. M. (2017). Teaching software quality via source code inspection tool. In 2017 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–8. Ieee.

Dietz, L. W., Manner, J., Harrer, S., and Lenhard, J. (2018). Teaching clean code. In Proceedings of the 1st Workshop on Innovative Software Engineering Education.

Gamma, E. (2009). Padrões de projetos: soluções reutilizáveis. Bookman editora.

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. Editora Atlas SA.

Martin, R. C. (2009). Clean code: a handbook of agile software craftsmanship. Pearson Education.

Ramos, G. (2021). JavaScript Assertivo: Testes e qualidade de código em todas as camadas da aplicação. Casa do Código.

Rocha, M. d. G. B., Nicoletti, M., et al. (2005). Currículo de referência da sbc para cursos de graduação em bacharelado em ciência da computação e engenharia de computação. SBC, Tech. Rep.

Sommerville, I. (2011). Engenharia de software, 9a. São Paulo, SP, Brasil, page 63.

Spinellis, D. (2016). Effective debugging: 66 specific ways to debug software and systems. Addison-Wesley Professional.

Thiollent, M. (2022). Metodologia da pesquisa-ação. Cortez editora.

Torres, J. (2015). Gestão de produtos de software: como aumentar as chances de sucesso do seu software. Editora Casa do Código.
Publicado
04/11/2024
MEDEIROS, Henrique César R. de; SILVA, Sônia Regina Fortes da; SILVA, Jackson Raniel F. da. Aferindo lacunas de aprendizagem utilizando análise estática automatizada em projetos de software orientados a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2905-2912. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244619.