Análise e Divulgação das Práticas e Recursos Educacionais em Computação no Ensino Fundamental Brasileiro

Resumo


Com a homologação das normas complementares à BNCC, que introduziram o ensino de computação na educação básica brasileira, as iniciativas que contribuem para a implementação dessas normas tornam-se extremamente relevantes. Neste contexto, este trabalho buscou caracterizar o estado da arte do ensino de computação no ensino fundamental (I e II) no Brasil, no que tange às práticas e recursos educacionais. Para isso, foi realizado um Mapeamento Sistemático da Literatura sobre o tema e desenvolvida uma plataforma online para divulgação dos resultados. Essa plataforma, contendo mais de 82 ferramentas/recursos e 13 práticas educacionais mapeadas, foi avaliada positivamente por 50 docentes da educação básica brasileira.
Palavras-chave: Educação em Ciência da Computação, Educação Básica, Systematic Literature Mapping

Referências

Brasil. Ministério da Educação. (1997). Portaria nº 522, de 9 de abril de 1997: Institui o Programa Nacional de Informática na Educação - ProInfo. Brasília. Disponível em: [link].

Brasil. Conselho Nacional de Educação. (2017). Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017: Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Brasília: CNE/CP. Disponível em: [link].

Brasil. Ministério da Educação. (2021). Programa de Inovação Educação Conectada: Sobre. Disponível em: [link]. Acesso em: 21 mar. 2022.

Brasil. Conselho Nacional de Educação. (2022). Parecer CNE/CEB nº 2, aprovado em 17 de fevereiro de 2022: Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: CNE/CEB. Disponível em: [link].

Brasil. Conselho Nacional de Educação. (2022). Resolução CNE/CEB nº 1, de 4 de outubro de 2022: Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC. Brasília: CNE/CEB. Disponível: em [link].

Davis, F. D. (1989). Perceived usefulness, perceived ease of use, and user acceptance of information technology. MIS Quarterly, 13(3), 319–340. Disponível em: [link].

Grebogy, E., Santos, I., & Castilho, M. (2021). Mapeamento das Iniciativas de Promoção do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, (pp. 965-975). Porto Alegre: SBC. Disponível em: [link].

Kitchenham, B., & Charters, S. (2007). Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering (Technical Report EBSE-2007-01). [s.l.]: Technical report, EBSE. Disponível em: [link].

Likert, R. (1932). A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology, 22(140), 55–55. Disponível em: [link].

Santos, A., Pereira, W., & França, R. (2021). Como Ensinar Ciência da Computação para Crianças? Tendências e Lacunas de Pesquisa na Área. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação, (pp. 298-307). Porto Alegre: SBC. Disponível em: [link].

Souza, F., Falcão, T., & Mello, R. (2021). O Ensino de Programação na Educação Básica: Uma Revisão da Literatura. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, (pp. 1265-1275). Porto Alegre: SBC. Disponível em: [link].
Publicado
04/11/2024
PIMENTA, Leonardo A. A.; COSTA, Heitor A. X.; P. JÚNIOR, Paulo A.. Análise e Divulgação das Práticas e Recursos Educacionais em Computação no Ensino Fundamental Brasileiro. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2206-2219. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242319.