O Ensino de Programação na Educação Básica: Uma Revisão da Literatura

Resumo


A aprendizagem de programação envolve a compreensão de umasérie de teorias e práticas, que possibilitam o desenvolvimento de diversashabilidades. Este artigo tem como objetivo apresentar o resultado de umarevisão da literatura referente a metodologias utilizadas e ferramentas queauxiliam no ensino de programação para crianças de forma lúdica, eenfatizando suas contribuições positivas para a educação básica e o ensinointerdisciplinar, onde os alunos se tornam aptos a resolver diferentes problemas por meio de conceitos computacionais.

Palavras-chave: Programação para crianças, ensino de programação, gamificação

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Publicado
22/11/2021
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SOUZA, Franciely Alves de; FALCÃO, Taciana Pontual; MELLO, Rafael Ferreira. O Ensino de Programação na Educação Básica: Uma Revisão da Literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1265-1275. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218461.