Uso de Rubricas em Disciplinas de Programação Introdutória: Uma Revisão Sistemática da Literatura

Resumo


A utilização de rubricas na avaliação de cursos de programação introdutória é uma prática em expansão em instituições de ensino superior. Apesar de sua popularidade, pouco se sabe sobre o efeito dessas ferramentas na promoção da autorregulação, corregulação e regulacão compartilhada entre estudantes. Esta revisão sistemática, realizada conforme o método PRISMA, busca avaliar a eficácia das rubricas nestas dimensões regulatórias. Foram analisados estudos publicados de 2018 até 2024, com um total de 231 artigos identificados pela string de busca e 7 artigos selecionados para análise final. Os resultados revelam que as rubricas são pouco empregadas no apoio de aspectos regulatórios no aprendizado de programação. Esta análise aponta para a necessidade de práticas avaliativas mais estruturadas que integrem a autorregulação, corregulação e regulacão compartilhada de forma eficaz. Este estudo contribui com uma síntese de evidências atuais e sugere direções para pesquisas futuras na área.
Palavras-chave: Rubricas, Avaliação, Programação Introdutória, Autorregulação, Corregulação, Regulacão Compartilhada, Revisão Sistemática, Ensino Superior

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Publicado
04/11/2024
LIMA, Maurício Rodrigues; FERREIRA, Deller James; DIAS, Elisângela Silva. Uso de Rubricas em Disciplinas de Programação Introdutória: Uma Revisão Sistemática da Literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1-14. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.240991.