Impacto de Treinamentos em Programação Competitiva no Ensino Médio: Resultados e Desafios

Resumo


Este artigo apresenta uma pesquisa em andamento que visa desenvolver uma metodologia eficaz para o ensino de programação, com foco na participação na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), para alunos do ensino fundamental e médio. O treinamento realizado com alunos do Instituto Federal e escolas estaduais, demonstra a importância de programas de treinamento em programação como forma de promover o interesse pela computação, estimular o desenvolvimento de habilidades computacionais e aumentar a participação em competições como a OBI. As próximas etapas da pesquisa incluem a realização de mais ciclos de treinamento e a análise dos resultados obtidos nas competições.

Palavras-chave: Treinamento em programação, Programação competitiva, Pensamento computacional, Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)

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Publicado
04/11/2024
SANTOS, Camila da Cruz; SANTOS, Sarah Souto dos; IRION, Crishna; MENEZES, Giullia Rodrigues de; ARAÚJO, Rafael Dias; PEREIRA, João Henrique de Souza. Impacto de Treinamentos em Programação Competitiva no Ensino Médio: Resultados e Desafios. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 3274-3283. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244908.