Da Teoria à Prática: Resultados de uma Metodologia de Ensino de Pensamento Computacional para Pessoas Idosas

  • Bianca Maciel Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Francisco Carlos Nascimento de Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Rayana M. M. Cardoso Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Sarah Carlas Gomes de Campos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Vinicius Eudes Galdino Fernandes Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Isabel Dillmann Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-0820-4070

Resumo


O Pensamento Computacional é uma das competências necessárias para resolução de problemas de forma lógica, ordenada e criativa. As pessoas idosas também devem ser inseridas nesse mundo para que possam permanecer ativas e saudáveis, promovendo não somente uma autonomia digital no consumo de informações, mas também como produtoras de tecnologias digitais. Assim, este artigo tem o objetivo de apresentar uma metodologia de ensino de Pensamento Computacional, que inicia com atividades desplugadas e finaliza com a programação em ferramentas digitais, aplicado a uma turma de 14 idosos. Como resultado, tem-se o ganho de habilidades inerentes ao processo de aprendizagem e principalmente, do desenvolvimento de habilidades digitais para o mundo atual.

Palavras-chave: Pensamento computacional, Pessoas idosas, desenvolvimento cognitivo

Referências

Brackmann, C. P. (2017) "Desenvolvimento do Pensamento Computacional através de atividades desplugadas na Educação Básica" 226 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2018). "Projeção da População 2018: número de habitantes do país deve parar de crescer em 2047". [link].

Isbell, C. L., Stein, L. A., Cutler, R., Forbes, J., Fraser, L., Impagliazzo, J., Proulx, V., Russ, S., Thomas, R. e Xu, Y. (2009). "(Re)defining computing curricula by (re)defining computing". ACM SIGCSE Bulletin, 41(4), 195–207.

Lee, E. and Park, S. (2020). "Immersive Experience Model of the Elderly Welfare Centers Supporting Successful Aging". Frontiers in Psychology, 11: 8.

Macêdo, K. da P. F. de, Queiroz, P. M. G. de, Araújo, P. V. B., Cardoso, R. M. M., Campos, L. C. e Nunes, I. D. (2023). “Inclusão Digital para Idosos: evolução e percepções.”, 43 Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2023, João Pessoa.

Medeiros B. M., Lima F. C .de N. e., Cardoso, R. M. M., Campos S. C. G. de., Fernandes V. E. G., Nunes, I. D., (2024) "Desenvolvimento cognitivo da pessoa idosa por meio de um curso de Pensamento Computacional", In: 1º Congresso Brasileiro sobre Envelhecimento Ativo e Saudável e XVI Seminário Internacional de Atividade Física para a Terceira Idade (CONBEAS).

Miranda, G. M. D., Mendes, A. C. G. e Silva, A. L. A. (2016). "O envelhecimento populacional brasileiro: desafios e consequências sociais atuais e futuras", Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 19(3), 507-519.

Oliveira Jr., E. R., Bortoli, L. A., Marchi, A. C. B., Pasqualotti, A. e GIL, H. T. (2023) "Proposição de uma sequência didática baseada no Pensamento Computacional para idosos", Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, p. 1536-1545.

Pinto, L. D. (2010) "Estudo de complexos de cobre com aminoácidos de interesse para a química do cérebro" Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Raymundo, T. M. (2013) "Aceitação de tecnologias por idosos", 89 f. Dissertação (Mestrado) – Escola de Engenharia de São Carlos/Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

Wing, J. M. (2006). "Computational Thinking", Communications of the ACM, 49(3), 33-35.

World Health Organization. (2015). "World report on ageing and health" World Health Organization. [link].
Publicado
04/11/2024
MEDEIROS, Bianca Maciel; LIMA, Francisco Carlos Nascimento de; CARDOSO, Rayana M. M.; CAMPOS, Sarah Carlas Gomes de; FERNANDES, Vinicius Eudes Galdino; NUNES, Isabel Dillmann. Da Teoria à Prática: Resultados de uma Metodologia de Ensino de Pensamento Computacional para Pessoas Idosas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2506-2518. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242639.