Metaverso como espaço educativo e o uso de metáforas para um aprendizado significativo

Resumo


Por meio de um conjunto intrincado de tecnologias, como a Realidade Virtual, a Realidade Aumentada e o Lifelog o metaverso possibilita uma nova maneira de ver, interagir e estar no mundo. Para a educação, a dimensão metafórica deste espaço virtual e imersivo precisa ser explorada. O presente estudo é o resultado de uma pesquisa-ação que utiliza o Design Thinking, e tem como objetivo analisar as implicações dos elementos metafóricos no metaverso e explorar as possibilidades de uso de mundos virtuais na educação. As principais conclusões referem-se ao grande potencial que o metaverso tem para atividades práticas na educação, corroborado pela imersão trabalhada a partir da metaforização de elementos reais.
Palavras-chave: Metaverso, realidade virtual, imersão, educação, metáfora, Design Thinking, ecossistema do metaverso

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Publicado
04/11/2024
REIS, Ingrid W.; SOLANO, Margoth Iriarte; ROMEIRO, Artieres Estevão; ULBRICHT, Vania R.. Metaverso como espaço educativo e o uso de metáforas para um aprendizado significativo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 807-818. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242493.