Jogo Educacional sobre Reciclagem para Pessoas com Deficiência Intelectual
Resumo
A reciclagem é uma forma de reutilizar e reduzir a quantidade de resíduos descartados. É importante realizar e divulgar ações que incentivem a população a adotar tal prática. Jogos educacionais desempenham um papel importante nesse processo, pois combinam entretenimento e tornam o aprendizado atrativo. Este artigo apresenta o jogo educacional My Clean Park, sobre a temática reciclagem de resíduos. O jogo foi aplicado a alunos com deficiência intelectual de uma escola da região dos Campos Gerais no Paraná. Como resultado constatou-se que os alunos aprenderam sobre o assunto abordado no jogo, como classificar os resíduos e descartá-los em local apropriado.
Referências
Coleta seletiva. (2024) “Escola Games. Coleta seletiva: jogo educativo”, [link], junho.
Coquinhos (2024) “Reciclagem Interativa”. [link], junho.
Coquinhos (2024) “Recycle Hero: Recicle e Classifique o Lixo”. [link], junho.
Fox, J. et al. (2020). Using a serious game to communicate risk and minimize psychological distance regarding environmental pollution. In Telematics and Informatics, v. 46, p. 1-10. Elsevier.
Games (2024) “Coleta seletiva: jogo educativo”. [link], junho.
Kids (2024). “Recycle Roundup”. [link], junho.
Lenz, M. L. et al. (2020), Fundamentos de Aprendizagem de Máquina, Grupo A.
Petri, G.; Wangenheim, C. Gresse Von and Borgatto, A. (2020). Meega+: Um modelo para a avaliação de jogos educacionais para o ensino de computação. In Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 27, p. 52-81.
Ramos, D. et al (2014). “O uso de jogos eletrônicos para o exercício das habilidades cognitivas: relato de uma experiência no ensino fundamental”. Anais X Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação. Salvador, BA: UNEB, v. 10, p. 1-9.
Russell, S.; Norvig, P. (2021). Artificial Intelligence: A Modern Approach, Pearson Education Limited, 4th edition.
Sutton, R. S. and Barto, A. G. (2018). Reinforcement Learning: An Introduction. The MIT Press, 2nd edition.
Teixeira, T. da S. and Borges, H. B. “Recyclebot: jogo para ensino de reciclagem utilizando um agente inteligente”. Anais XI de Extensão e Inovação. Guarapuava, PR: UTFPR, 2021. v. 11, p. 1-8.
Zhang, S. et al. (2023). Recent advances in plastic recycling and upgrading under mild conditions. In. Green Chemistry. v. 25, p. 6949-6970. The Royal Society of Chemistry.