Jogo Educacional sobre Reciclagem para Pessoas com Deficiência Intelectual

Resumo


A reciclagem é uma forma de reutilizar e reduzir a quantidade de resíduos descartados. É importante realizar e divulgar ações que incentivem a população a adotar tal prática. Jogos educacionais desempenham um papel importante nesse processo, pois combinam entretenimento e tornam o aprendizado atrativo. Este artigo apresenta o jogo educacional My Clean Park, sobre a temática reciclagem de resíduos. O jogo foi aplicado a alunos com deficiência intelectual de uma escola da região dos Campos Gerais no Paraná. Como resultado constatou-se que os alunos aprenderam sobre o assunto abordado no jogo, como classificar os resíduos e descartá-los em local apropriado.

Palavras-chave: jogos educacionais, reciclagem, deficiência intelectual

Referências

Bigui, C. Z. and Colombo, C. D. S. (2017) “Jogos Educativos Digitais na Evolução Cognitiva de Alunos Deficientes Intelectuais”. Congresso de Tecnologia da Informação. Campos dos Goytacazes, RJ: IFF, p. 1–7.

Coleta seletiva. (2024) “Escola Games. Coleta seletiva: jogo educativo”, [link], junho.

Coquinhos (2024) “Reciclagem Interativa”. [link], junho.

Coquinhos (2024) “Recycle Hero: Recicle e Classifique o Lixo”. [link], junho.

Fox, J. et al. (2020). Using a serious game to communicate risk and minimize psychological distance regarding environmental pollution. In Telematics and Informatics, v. 46, p. 1-10. Elsevier.

Games (2024) “Coleta seletiva: jogo educativo”. [link], junho.

Kids (2024). “Recycle Roundup”. [link], junho.

Lenz, M. L. et al. (2020), Fundamentos de Aprendizagem de Máquina, Grupo A.

Petri, G.; Wangenheim, C. Gresse Von and Borgatto, A. (2020). Meega+: Um modelo para a avaliação de jogos educacionais para o ensino de computação. In Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 27, p. 52-81.

Ramos, D. et al (2014). “O uso de jogos eletrônicos para o exercício das habilidades cognitivas: relato de uma experiência no ensino fundamental”. Anais X Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação. Salvador, BA: UNEB, v. 10, p. 1-9.

Russell, S.; Norvig, P. (2021). Artificial Intelligence: A Modern Approach, Pearson Education Limited, 4th edition.

Sutton, R. S. and Barto, A. G. (2018). Reinforcement Learning: An Introduction. The MIT Press, 2nd edition.

Teixeira, T. da S. and Borges, H. B. “Recyclebot: jogo para ensino de reciclagem utilizando um agente inteligente”. Anais XI de Extensão e Inovação. Guarapuava, PR: UTFPR, 2021. v. 11, p. 1-8.

Zhang, S. et al. (2023). Recent advances in plastic recycling and upgrading under mild conditions. In. Green Chemistry. v. 25, p. 6949-6970. The Royal Society of Chemistry.
Publicado
04/11/2024
CORREA, Douglas Baldon; PEREIRA, Arthur Lana; BORGES, Helyane Bronoski; BINI, Tarcizio Alexandre; MATOS, Simone Nasser; TORRENS, Isabel Cristina. Jogo Educacional sobre Reciclagem para Pessoas com Deficiência Intelectual. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1406-1416. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242637.