Design Participativo de jogos educacionais: explorando perspectivas infantis e uso do Pensamento Computacional
Resumo
Criar mecânicas para jogos educacionais capazes de equilibrar conteúdo didático e diversão, é um tema complexo que suscita muitas discussões no cenário acadêmico. Este estudo experimental é uma proposta de uso de design participativo com estudantes do Ensino Fundamental com o objetivo de entender as perspectivas das crianças sobre elementos de jogos, suas preferências por mecânicas e a aplicação de estratégias de game design utilizando o Pensamento Computacional usando um jogo em desenvolvimento, voltado para a Língua Portuguesa.O estudo segue o formato experimental com análise de dados qualitativa. Como resultados preliminares, a partir da interação com as crianças, foram coletados dados de entrevistas semi-estruturadas e sugestões de itens a serem incorporados ao jogo.
Palavras-chave:
Design Participativo, Jogos Educacionais, Língua Portuguesa
Referências
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Publicado
04/11/2024
Como Citar
BRENDA, Flávia; MACENA, Jeniffer; TEIXEIRA, Lucas; PIRES, Fernanda; PESSOA, Marcela.
Design Participativo de jogos educacionais: explorando perspectivas infantis e uso do Pensamento Computacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 2826-2835.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244915.