Desenvolver para Codificar: Projeto para o Ensino de Programação no Ensino Fundamental em Escolas Públicas

  • Danielle Rousy Ricarte Universidade Federal da Paraíba
  • Lincoln David Nery e Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Rafael Castro Universidade Federal da Paraíba
  • Renata Viegas de Figueiredo Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0001-6162-5889
  • Thaíse Kelly de Lima Costa Universidade Federal da Paraíba
  • Valéria Cavalcanti Instituto Federal da Paraíba
  • Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0003-2986-8754

Resumo


Um dos objetivos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é integrar a Computação nos currículos escolares de todo o Brasil, por meio de três eixos formativos que garantam aos alunos uma formação baseada em habilidades e competências. Este artigo tem como objetivo descrever um projeto que se baseia em um dos desafios propostos pela BNCC, implementando o ensino de programação em escolas de ensino fundamental da rede pública municipal. São detalhados a estrutura e o funcionamento do projeto, bem como apresentados alguns resultados iniciais após o primeiro ciclo formativo, que alcançou mais de 4900 alunos.

Palavras-chave: Ensino de Programação, Programação em Blocos, Pensamento Computacional, BNCC

Referências

Bié, Erlon P.; Souto, Eduardo; Braga, David; Oliveira, Elaine; Carvalho, Leandro. Ensino de programação para alunos nos anos escolares entre Ensino Fundamental II e Ensino Médio: Um Mapeamento Sistemático. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 414-427. DOI: 10.5753/sbie.2023.235201

Blumenfeld, P. C., Soloway, E., Marx, R. W., Krajcik, J. S., Guzdial, M., & Palincsar, A. (1991). “Motivating Project-Based Learning: Sustaining the Doing, Supporting the Learning”. Educational Psychologist, 26(3-4), 369-398

Costa, José Artur; Matsubara, Rafaela; Bona, Aline De; Lemos, Janaína; Kologeski, Anelise. Atividades Plugadas na Escola: um Relato de Experiência com alunos de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29., 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 1194-1204. DOI: 10.5753/wie.2023.234789

Cuervo-Cely, Karen D ; Restrepo-Calle, Felipe; Ramírez-Echeverry, Jhon J. Effect of Gamification on the Motivation of Computer Programming Students. Journal of Information Technology Education: Volume 21. 2022. pp. 001-023

Gelman, R. (1971). Piaget and Education. Contemporary Psychology. 16. 10.1037/014112.

Iftakhar, S. (2016). “Google Classroom: What works and how?” Journal of Education and Social Sciences, 3, 12-18.

Lang, K., Tezel, S. (2022) Become an app inventor: The Official Guide from MIT APP INVENTOR: Your guide to designing, building, and sharing apps. Candlewick Press.

Machado, Alex Pereira; Rostas, Guilherme Ribeiro; Cabreira, Tauã Milech. Gamificação na Educação Básica: Uma Revisão Sistemática do Cenário Nacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 738-751. DOI: 10.5753/sbie.2023.234744

Morelli, R. A., Lake, P., Limardo, N., & Tamotsu, E. (2011). “Can Android App Inventor bring computational thinking to K-12?” In Proceedings of the 42nd ACM Technical Symposium on Computer Science Education (pp. 1-6).

Oliveira, Maria Angélica Figueiredo; Baldissera, Thais Andrea; Santos, Cristiano Sasse dos; Fumagalli Junior, Edson M.; Bolzan, Naiana Dalla Nora S.. Explorando a iniciação à programação de computadores com abordagens ativas: um relato de experiência com estudantes dos anos finais do ensino fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 429-438. DOI: 10.5753/wie.2023.234688

Oliveira, K. K. D. S., Souza, R. A. (2022). Digital transformation towards education 4.0. Informatics in Education, 21(2), 283-309, DOI: 10.15388/infedu.2022.13.

Piaget, J. (1970). Science of Education and the Psychology of the Child. New York: Orion Press.

Ribeiro, Leila; Cavalheiro, Simone André da Costa; Foss, Luciana; Cruz, Marcia Elena Jochims Kniphoff da; França, Rozelma Soares de. Proposta para Implantação do Ensino de Computação na Educação Básica no Brasil. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022. p. 278-288. DOI: 10.5753/sbie.2022.225231

Rosa, A. P. M., GOI, M. E. J. (2024) “Teoria socioconstrutivista de Lev Vygotsky: aprendizagem por meio das relações e interações sociais”. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 24, nº 10, 26 de março de 2024.

Santos, Gabriella de Jesus; Nascimento, Ivanildo Santos; Santos, Henrique de Oliveira; Faris, Mário André de Freitas; Santos Júnior, Gilson Pereira dos; Bispo, Selma Amélia de Souza; Oliveira, Catuxe Varjão de Santana; Pereira, Telma Amélia de Souza. Estimulando a Criatividade e Inovação nas Escolas Municipais: Explorando o Pensamento Computacional por Meio de Oficinas de Programação em Blocos para Alunos do 9º Ano. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 23. , 2023, Ilhéus/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 132-139. DOI: 10.5753/erbase.2023.236313.

Sousa, R. R. de, Leite, F. T. (2020). Usando gamificação no ensino de programação introdutória. Brazilian Journal of Development, 6(6), 33338–33356. DOI: 10.34117/bjdv6n6-043

Thomas, Rodrigo; Cambraia, Adão Caron. Ensino de programação e desenvolvimento do Pensamento Computacional por meio da construção de aplicativos no App Inventor. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 763-773. DOI: 10.5753/wie.2023.235335

Vygotsky, L. S. (1978). Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes. Cambridge, MA: Harvard University Press
Publicado
04/11/2024
RICARTE, Danielle Rousy; SILVA, Lincoln David Nery e; CASTRO, Rafael; FIGUEIREDO, Renata Viegas de; COSTA, Thaíse Kelly de Lima; CAVALCANTI, Valéria; REBOUÇAS, Ayla Débora Dantas de Souza. Desenvolver para Codificar: Projeto para o Ensino de Programação no Ensino Fundamental em Escolas Públicas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 3173-3182. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244658.