Colaboração em Ambientes Virtuais de Prática: arcabouço conceitual a partir da aprendizagem situada

Resumo


Termos como Web 2.0 e Educação 4.0 buscam debater as mudanças da sociedade e trabalhar a resolução de problemas, globais e de impacto em diversas culturas, com foco na utilização de tecnologias computacionais e também na habilidade de colaboração. Na educação têm-se, nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), tecnologias populares para apoiar o processo, mas com pouco processo colaborativo. Propõe-se um arcabouço conceitual, intitulado CaPE, que trabalha o processo colaborativo a partir da teoria de aprendizagem situada em AVAs. O CaPE, avaliado em grupo focal, é dividido em quatro etapas: requisitos, recursos, ações e cenários, propondo a centralidade da colaboração na prática educacional.

Palavras-chave: Comunidades de Prática, Colaboração, Grupo Focal

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Publicado
04/11/2024
OLIVEIRA, Leonam C. de; SANTOS, Gabriela C. dos; MENEZES, Krissia M. L.; SILVA, Rogério F. da; PIMENTEL, Andrey R.. Colaboração em Ambientes Virtuais de Prática: arcabouço conceitual a partir da aprendizagem situada. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 252-263. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242397.