A utilização da Inteligência Artificial para adaptar o nível de dificuldade e manter os alunos engajados na aprendizagem com jogos

  • Sandra Behenck Schwanck Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luciane Woichinevski Cipriano Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eliane Pozzebon Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-4237-6589
  • Simone Meister Sommer Bilessimo Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo


Com o avanço da Tecnologia da Informação, muitas ferramentas estão sendo desenvolvidas, principalmente no âmbito da educação. A Inteligência Artificial (IA) é uma delas. Este estudo tem o objetivo de analisar as contribuições do uso de jogos alimentados pela IA, como ferramenta na personalização e engajamento da aprendizagem, na educação básica, por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura. Os estudos mostraram que há uma melhora significativa na aprendizagem e no engajamento dos alunos com a utilização da IA em jogos. O custo para o design de um jogo com IA e o preconceito quanto a utilização de jogos no ambiente escolar são desafios a serem enfrentados.

Palavras-chave: Educação, Inteligência Artificial, Games, Engajamento

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Publicado
04/11/2024
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