Construção dinâmica de modelos de learning analytics explicáveis e justos aplicados ao acompanhamento de estudantes de graduação

Resumo


Com a crescente utilização da IA em diferentes áreas do conhecimento, urge a adoção de métricas e ferramentas que auxiliem na construção de modelos explicáveis, transparentes e éticos, especialmente no contexto educacional. Assim, não é suficiente que um modelo possua um bom desempenho, mas é necessário saber como o modelo está classificando um indivíduo e identificar possíveis vieses na classificação. Esse trabalho propõe um sistema que auxilia nessa atividade, a fim de identificar o risco de evasão dos estudantes no ensino superior. Os atributos dos discentes são utilizados para construir modelos de classificação explicáveis e justos. Assim, além de gráficos que explicam como o estudante foi classificado, as métricas de desempenho também são apresentadas por grupos como gênero ou raça a fim de identificar vieses algorítmicos.
Palavras-chave: Learning Analytics, Aprendizado de Máquina, Inteligência Artificial Explicável, Ética na Inteligência Artificial, Inteligência Artificial na Educação, Educação, Evasão Estudantil

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Publicado
04/11/2024
BARBOSA, Tarcísio; FREITAS, Nathan; CAVALCANTI, Lhaíslla; BATISTA, Maria da Conceicao Moraes; GOUVEIA, Roberta; ALVES, Gabriel. Construção dinâmica de modelos de learning analytics explicáveis e justos aplicados ao acompanhamento de estudantes de graduação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1918-1930. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242655.