Avaliando o Impacto da Mudança do Projeto Pedagógico de Cursos Sobre a Evasão Através da Análise de Sobrevivência

Resumo


A atualização do Projeto Pedagógico de Cursos (PPC) de Graduação, incluindo a adoção de metodologias ativas e a reformulação da matriz curricular, é primordial no combate à evasão na educação superior. Este trabalho investiga o impacto dessas atualizações na evasão, utilizando análise de sobrevivência para avaliar o tempo até a evasão dos estudantes, incluindo os formados ou que ainda estão cursando como dados censurados. Nos dois cursos analisados, a diferença na probabilidade de sobrevivência se mostrou significante a partir do 3° ou do 4° período de vínculo. A melhoria deste indicador variou entre 30% e 40%, evidenciando que as atualizações pedagógicas contribuíram para a permanência estudantil e a diminuição da evasão.
Palavras-chave: Evasão, Análise de Sobrvivência

Referências

Carminati, G., Augusto, R., Dallabrida, N., and Teive, R. (2020). Mineracao de dados educacionais visando a identificacao da evasao no ensino superior. Anais do Computer on the Beach, 11(1):461–468.

Colosimo, E. A. and Giolo, S. R. (2021). Analise de sobrevivencia aplicada. Editora Blucher.

Costa, F. J. d., Bispo, M. d. S., and Pereira, R. d. C. d. F. (2018). Dropout and retention of undergraduate students in management: a study at a brazilian federal university. RAUSP Management Journal, 53:74–85.

de Brito, B. C. P., de Mello, R. F. L., and Alves, G. (2020). Identificação de atributos relevantes na evasão no ensino superior público brasileiro. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1032–1041. SBC.

de Souza, J. A., Komati, K. S., and Andrade, J. O. (2022). Análise de sobrevivência: um estudo de caso em um curso de sistemas de informação. In Anais do XXX Workshop sobre Educação em Computação, pages 392–403. SBC.

dos Santos, J. F., de Sousa, J. D. A., Mello, R. F., Cristino, C. T., and Alves, G. (2022). Análise da evasão e do impacto da retenção estudantil no ensino superior com cadeias de markov absorventes. In Anais do XXI Workshop em Desempenho de Sistemas Computacionais e de Comunicação, pages 49–59. SBC

Falcão, T. P., Araújo, D., França, R., Andrade, E., and Françaa, C. (2018). Currículo da licenciatura em computação: uma proposta alinhada ás novas diretrizes e demandas contemporâneas. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, page 1108.

Grubic, N., Badovinac, S., and Johri, A. M. (2020). Student mental health in the midst of the covid-19 pandemic: A call for further research and immediate solutions. International Journal of Social Psychiatry, 66(5):517–518.

Gutierrez-Pachas, D. A., Garcia-Zanabria, G., Cuadros-Vargas, E., Camara-Chavez, G., and Gomez-Nieto, E. (2023). Supporting decision-making process on higher education dropout by analyzing academic, socioeconomic, and equity factors through machine learning and survival analysis methods in the latin american context. Education Sciences, 13(2):154.

Kaplan, E. L. and Meier, P. (1958). Nonparametric estimation from incomplete observations. Journal of the American statistical association, 53(282):457–481.

Klitzke, M. and Carvalhaes, F. (2023). Student dropout in a brazilian public university: a survival analysis. Educação em Revista, 39:e37576.

Marques, E., Cavalcanti, L., Barbosa, T., and Alves, G. (2023). Sabia: Uma plataforma para auxiliar a gestão baseada em evidências nas instituições de ensino superior. In Anais do II Workshop de Aplicações Práticas de Learning Analytics em Instituições de Ensino no Brasil, pages 71–80. SBC.

Menolli, A. and Neto, J. C. (2021). Uma análise do perfil dos cursos de licenciatura em computação no brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, 29:01–24.

Nascimento, R. P., de Sousa, G. D., Nascimento, M. W., and Reis, J. R. (2022). Analisando os dados do percurso acadêmico do curso de sistemas de informação para auxiliar na revisão do ppc. In Anais do II Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 189–196. SBC.

Nunes, R. C. (2021). Um olhar sobre a evasão de estudantes universitários durante os estudos remotos provocados pela pandemia do covid-19. Research, Society and Development, 10(3):e1410313022–e1410313022.

Pfeffer, J. and Sutton, R. I. (2006). Evidence-based management. Harvard business review, 84(1):62.

Rich, J. T., Neely, J. G., Paniello, R. C., Voelker, C. C., Nussenbaum, B., and Wang, E. W. (2010). A practical guide to understanding kaplan-meier curves. Otolaryngology—Head and Neck Surgery, 143(3):331–336.

Saccaro, A., Franca, M. T. A., and Jacinto, P. d. A. (2019). Fatores associados à evasão no ensino superior brasileiro: um estudo de análise de sobrevivência para os cursos das áreas de ciência, matemática e computação e de engenharia, produção e construção em instituições públicas e privadas. Estudos Econômicos (São Paulo), 49:337–373.

Silva, L. G. d. L. (2024). O impacto da nova matriz curricular da licenciatura em computação no desempenho dos discentes. B.S. thesis, Brasil.

Simão, J. P. S. (2019). Learning analytics na avaliação formativa: Uma revisão sistemática da literatura. International Journal of Knowledge Engineering and Management, 8(21):80–99.

Sorgatto, D. W. and Cáceres, E. N. (2023). Uma análise da mudança do perfil dos ingressantes do ensino superior brasileiro. In Anais do II Workshop de Aplicações Práticas de Learning Analytics em Instituições de Ensino no Brasil, pages 32–41. SBC.

Vasconcelos, V. and Andrade, E. (2018). Análise da evasão de alunos na licenciatura em computação. In Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação. SBC.
Publicado
04/11/2024
CAVALCANTI, Lhaíslla; BARROS, Abílio Nogueira; FALCÃO, Taciana Pontual; BATISTA, Maria da Conceicao Moraes; CRISTINO, Cláudio Tadeu; ALVES, Gabriel. Avaliando o Impacto da Mudança do Projeto Pedagógico de Cursos Sobre a Evasão Através da Análise de Sobrevivência. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2617-2626. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244960.