RIPSim - Um Simulador para o Protocolo de Roteamento RIP
Resumo
Este artigo apresenta o RIPSim, um simulador para o protocolo RIP desenvolvido utilizando o motor de jogos Unity. Seus requisitos foram derivados de observações acerca das ferramentas tradicionalmente utilizados no ensino daquele protocolo, que identificaram algumas funcionalidades desejadas. Apesar de estar restrito a cenários pré-estabelecidos, o RIPSim permite a seus usuários visualizar a transmissão animada de rotas e seu impacto instantâneo nas tabelas de rotas dos roteadores naqueles cenários. Além disso, é possível estabelecer fluxos de pacotes e bloquear enlaces para observar seus efeitos. Estas funcionalidades permitem que o RIPSim seja utilizado como um complemento às ferramentas tradicionalmente já utilizadas.
Palavras-chave:
Simulador, Routing Information Protocol, Redes de Computadores
Referências
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Publicado
04/11/2024
Como Citar
DA SILVA, Helcio Wagner.
RIPSim - Um Simulador para o Protocolo de Roteamento RIP. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 2655-2662.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244034.