Ensinando Robótica com Gamificação no Ensino Fundamental II

  • Deyvesson Carlos da Silva Teixeira Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Erikles José dos Santos Alves Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Ezildo Barbosa de Lima Filho Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Moacir Gomes da Silva Junior Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Daniel Teixeira Nipo Universidade Federal Rural de Pernambuco https://orcid.org/0000-0003-3985-7573
  • Rodrigo Lins Rodrigues Universidade Federal Rural de Pernambuco https://orcid.org/0000-0002-3598-5204

Resumo


A robótica tem um amplo impacto na sociedade, trazendo inovações em vários setores e influenciando o mercado de trabalho, avanços na saúde e na área militar, entre outros. A Robótica Educacional pode ser ensinada através de diversas metodologias, dentre elas destacamos a Gamificação. A Gamificação é uma metodologia, baseada na utilização de estratégias de jogos, capaz de engajar e motivar os estudantes em diversos contextos educacionais. Diante disso, esta pesquisa investigou como a relação entre Gamificação e Robótica Educacional pode contribuir para tornar o aprendizado mais significativo e engajador para os estudantes do ensino fundamental. Os resultados obtidos indicam que a combinação dessas duas estratégias pedagógicas pode promover um aprendizado mais significativo e engajador para os estudantes.

Palavras-chave: Robótica, Gamificação, Ensino Fundamental

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Publicado
04/11/2024
TEIXEIRA, Deyvesson Carlos da Silva; ALVES, Erikles José dos Santos; LIMA FILHO, Ezildo Barbosa de; SILVA JUNIOR, Moacir Gomes da; NIPO, Daniel Teixeira; RODRIGUES, Rodrigo Lins. Ensinando Robótica com Gamificação no Ensino Fundamental II. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1000-1011. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242676.