Uma proposta de arquitetura computacional para autoria dinâmica de jogos digitais educacionais Web com suporte a Game Learning Analytics

Resumo


Jogos digitais educacionais podem tornar o aprendizado mais interativo e envolvente, auxiliando na aquisição de habilidades essenciais para a educação do século XXI, como pensamento crítico, resolução de problemas e colaboração. Para serem eficazes, esses jogos devem ser projetados com objetivos de aprendizagem em mente e baseados em princípios educacionais sólidos, sendo essencial o uso de modelos arquiteturais apropriados. Este artigo apresenta uma proposta de modelagem arquitetural para a autoria de jogos digitais educacionais Web com suporte a técnicas de game learning analytics. O modelo proposto foi definido a partir de requisitos levantados em um workshop de design participativo, com duas sessões de grupos focais, realizadas com professores da educação básica.
Palavras-chave: autoria dinâmica, jogos digitais educacionais, analíticas de aprendizado em jogos, modelagem arquitetural, jogos educacionais web, design participativo, objetivos de aprendizagem, analíticas de aprendi

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Publicado
04/11/2024
DAIREL, João Gabriel de Matos; CATTELAN, Renan G.; ARAÚJO, Rafael D.. Uma proposta de arquitetura computacional para autoria dinâmica de jogos digitais educacionais Web com suporte a Game Learning Analytics. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 961-974. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242618.