Objeto Tangível para Estudo de Trigonometria do Triângulo Retângulo

Resumo


Este artigo apresenta uma plataforma de educação apoiada por tecnologia que integra manipulativos tangíveis e métricas de avaliação da aprendizagem. A plataforma é composta por quatro partes: (i) Compositor, responsável pela geração de material didático e inserção de objetos tangíveis; (ii) Player Tangível, interface web para execução de aulas; (iii) Servidor, que gerencia a sala de aula virtual e a comunicação entre dispositivos; e (iv) Analíticos, que calcula métricas de aprendizagem com base na interação dos estudantes. Um estudo de caso foi realizado para analisar o impacto do objeto tangível na aprendizagem, a percepção dos estudantes e a viabilidade de sua utilização para avaliação. Os resultados mostraram que o objeto tangível é promissor, com aceitação superior a 96% em utilidade percebida, 88% em satisfação percebida e 90% em intenção de uso.

Palavras-chave: objetos tangíveis, ambiente tangível de aprendizagem, trigonometria, avaliação da aprendizagem

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Publicado
04/11/2024
LEITÃO, Gabriel; MONTEIRO, Edwin; BARRETO, Raimundo. Objeto Tangível para Estudo de Trigonometria do Triângulo Retângulo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 210-222. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242340.