Mapeamento sobre o uso das mídias no Ensino de Programação

  • Bianca Joaquim A. de Melo Colégio Pedro II / Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Carlos Heitor P. Liberalino Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Maria Gracielly L. de Abrantes Instituto Federal da Paraíba

Resumo


Este trabalho tem como objetivo identificar as principais temáticas abordadas no que tange o uso das mídias no ensino de programação, por meio da análise de redes sociais. Para isso, foram analisadas 58 palavras-chave em 21 artigos que tratavam sobre essas temáticas. Concluiu-se que há uma ampla diversidade de temáticas no que tange o ensino de programação, mas que o uso das mídias ainda é restrito ao uso de jogos, considerados por alguns autores como mídias interativas. Além disso, identificou-se uma mudança no uso de jogos no ensino de programação ao longo do tempo: os jogos não são mais vistos apenas como produtos resultantes do processo de aprendizagem de programação, sendo também ferramentas de aprendizagem.
Palavras-chave: Ensino de programação, Mídias na educação, Análise de redes sociais

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Publicado
04/11/2024
MELO, Bianca Joaquim A. de; LIBERALINO, Carlos Heitor P.; ABRANTES, Maria Gracielly L. de. Mapeamento sobre o uso das mídias no Ensino de Programação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2025-2036. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.241804.