Mapeamento sobre o uso das mídias no Ensino de Programação
Resumo
Este trabalho tem como objetivo identificar as principais temáticas abordadas no que tange o uso das mídias no ensino de programação, por meio da análise de redes sociais. Para isso, foram analisadas 58 palavras-chave em 21 artigos que tratavam sobre essas temáticas. Concluiu-se que há uma ampla diversidade de temáticas no que tange o ensino de programação, mas que o uso das mídias ainda é restrito ao uso de jogos, considerados por alguns autores como mídias interativas. Além disso, identificou-se uma mudança no uso de jogos no ensino de programação ao longo do tempo: os jogos não são mais vistos apenas como produtos resultantes do processo de aprendizagem de programação, sendo também ferramentas de aprendizagem.
Palavras-chave:
Ensino de programação, Mídias na educação, Análise de redes sociais
Referências
Baptista, A. I. S. et al. Mapeamento dos Usos do Mangá e Anime nas Pós-Graduações Stricto Sensu Brasileiras de Ensino e Educação – Apontamentos e Perspectivas. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, v. 1, n. 2, p. 58-58, 2020.
Belloni, M. L. O que é mídia-educação? São Paulo: Autores Associados, 2005.
Creswell, J. Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Artmed, 2010.
Gil, A. C. et al. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
Harzing, A. W. The publish or perish book. Melbourne, Australia: Tarma Software Research Pty Limited, 2010.
Kadar, R. et al. A study of difficulties in teaching and learning programming: a systematic literature review. International Journal of Academic Research in Progressive Education and Development, v. 10, n. 3, p. 591-605, 2021.
Lovato, F. L.; Michelotti, A.; Loreto, E. L. S. Metodologias ativas de aprendizagem: uma breve revisão. Acta Scientiae, v. 20, n. 2, 2018.
Magalhães Júnior, C. A. O.; Batista, M. C. Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências. Maringá: Gráfica e Editora Massini, 2021.
Medeiros, T. J.; Silva, T. R.; Aranha, E. H. S. Ensino de programação utilizando jogos digitais: uma revisão sistemática da literatura. Renote, v. 11, n. 3, 2013.
Mello, M. P. O uso de mídias por professores: um estudo em uma escola da rede municipal de Porto Alegre. 2015.
Melo, B. J. A. Gamificação na Aprendizagem de Adolescentes: Uma Perspectiva Neurobiológica. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020.
Melo, T. B. et al. Os temas de pesquisa que orbitam o enfoque CTS: Uma análise de rede sobre a Produção Acadêmica Brasileira em Ensino. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16, n. 3, p. 587-606, 2016.
Monclar, R. S.; Silva, M. A.; Xexéo, G. Jogos com Propósito para o Ensino de Programação. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital–SBGames, p. 1132-1140, 2018.
Nunes, R. Comunicação, educação e cidadania: análise do uso de mídias em escolas do Cariri cearense. Revista de Estudos da Comunicação, v. 15, n. 36, 2014.
Souza, D. M.; Batista, M. H. S.; Barbosa, E. F. Problemas e dificuldades no ensino de programação: Um mapeamento sistemático. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 24, n. 1, p. 39, 2016.
Toscano, R. M.; Becker, V. Mapeamento sistemático: sistemas audiovisuais para o ensino de crianças com o transtorno do espectro autista. 2019.
Wasserman, S.; Faust, K. Social network analysis: Methods and applications. 1994.
Belloni, M. L. O que é mídia-educação? São Paulo: Autores Associados, 2005.
Creswell, J. Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Artmed, 2010.
Gil, A. C. et al. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
Harzing, A. W. The publish or perish book. Melbourne, Australia: Tarma Software Research Pty Limited, 2010.
Kadar, R. et al. A study of difficulties in teaching and learning programming: a systematic literature review. International Journal of Academic Research in Progressive Education and Development, v. 10, n. 3, p. 591-605, 2021.
Lovato, F. L.; Michelotti, A.; Loreto, E. L. S. Metodologias ativas de aprendizagem: uma breve revisão. Acta Scientiae, v. 20, n. 2, 2018.
Magalhães Júnior, C. A. O.; Batista, M. C. Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências. Maringá: Gráfica e Editora Massini, 2021.
Medeiros, T. J.; Silva, T. R.; Aranha, E. H. S. Ensino de programação utilizando jogos digitais: uma revisão sistemática da literatura. Renote, v. 11, n. 3, 2013.
Mello, M. P. O uso de mídias por professores: um estudo em uma escola da rede municipal de Porto Alegre. 2015.
Melo, B. J. A. Gamificação na Aprendizagem de Adolescentes: Uma Perspectiva Neurobiológica. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020.
Melo, T. B. et al. Os temas de pesquisa que orbitam o enfoque CTS: Uma análise de rede sobre a Produção Acadêmica Brasileira em Ensino. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16, n. 3, p. 587-606, 2016.
Monclar, R. S.; Silva, M. A.; Xexéo, G. Jogos com Propósito para o Ensino de Programação. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital–SBGames, p. 1132-1140, 2018.
Nunes, R. Comunicação, educação e cidadania: análise do uso de mídias em escolas do Cariri cearense. Revista de Estudos da Comunicação, v. 15, n. 36, 2014.
Souza, D. M.; Batista, M. H. S.; Barbosa, E. F. Problemas e dificuldades no ensino de programação: Um mapeamento sistemático. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 24, n. 1, p. 39, 2016.
Toscano, R. M.; Becker, V. Mapeamento sistemático: sistemas audiovisuais para o ensino de crianças com o transtorno do espectro autista. 2019.
Wasserman, S.; Faust, K. Social network analysis: Methods and applications. 1994.
Publicado
04/11/2024
Como Citar
MELO, Bianca Joaquim A. de; LIBERALINO, Carlos Heitor P.; ABRANTES, Maria Gracielly L. de.
Mapeamento sobre o uso das mídias no Ensino de Programação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 2025-2036.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.241804.