“BioVenture: Desafio Biológico” - Explorando conceitos da Biologia através de um Jogo Digital Educativo

  • Caio S. Miranda Universidade Federal de Viçosa
  • Caroline Y. S. Yamanaka Universidade Federal de Viçosa
  • Fábio Bastos Universidade Federal de Viçosa
  • Álvaro Oda Universidade Federal de Viçosa
  • Ana Carolina Gondim Inocêncio Universidade Federal de Jataí
  • Marcos Wagner de Souza Ribeiro Universidade Federal de Jataí
  • Maria Antonia Baraldi Névoa Universidade Federal de Jataí
  • Pedro Moises de Sousa Universidade Federal de Viçosa https://orcid.org/0000-0003-4563-0033

Resumo


Este artigo apresenta o desenvolvimento, aplicação e avaliação do jogo educacional "BioVenture: Desafio Biológico", criado na plataforma Unity. O jogo, tem por objetivo auxiliar no aprendizado de ciências e biologia, permitindo que alunos do sétimo ano aprendam sobre o impacto das ações humanas no meio ambiente através de perguntas e respostas interativas enquanto exploram um mundo aberto que passa por um desequilíbrio ecológico. A avaliação do jogo foi realizada através de um teste de usabilidade com crianças, demonstrando resultados positivos em relação à experiência de aprendizado e à efetividade do jogo como ferramenta educativa, promovendo o aprendizado eficaz e o desenvolvimento de habilidades essenciais.

Palavras-chave: Jogo educativo, Biologia, Meio ambiente, Aprendizagem

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Publicado
04/11/2024
MIRANDA, Caio S.; YAMANAKA, Caroline Y. S.; BASTOS, Fábio; ODA, Álvaro; INOCÊNCIO, Ana Carolina Gondim; RIBEIRO, Marcos Wagner de Souza; NÉVOA, Maria Antonia Baraldi; SOUSA, Pedro Moises de. “BioVenture: Desafio Biológico” - Explorando conceitos da Biologia através de um Jogo Digital Educativo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 640-650. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.241920.