DinoBot: Sistema de Recomendação Educacional via Chatbot voltado à Saúde

Resumo


Recentemente, sistemas de recomendação se expandiram para a área da educação. Sistemas que sugerem itens de interesse, ao explorar as preferências dos alunos, ajudam a lidar com a sobrecarga de informações. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um sistema de recomendação educacional de forma a orientar alunos na prevenção de doenças epidemiológicas transmissíveis, com ênfase na COVID-19. O principal artefato dessa abordagem é um sistema de recomendação via software Chatbot, denominado DinoBot. Esse software simula um diálogo entre indivíduos através da inteligência artificial e suas funcionalidades podem ser acessadas em diversos dispositivos. A análise e validação do DinoBot será por meio do modelo Technology Acceptance Model, com resultados que confirmam a eficácia do sistema desenvolvido.

Palavras-chave: chatbot, covid-19, doenças epidemiológicas, sistemas de recomendação

Referências

Alfadda, H. A. and Mahdi, H. S. (2021). Measuring students' use of zoom application in language course based on the technology acceptance model (tam). Journal of Psycho-linguistic Research, 50(4):883–900.

Altulyan, M., Yao, L., Wang, X., Huang, C., Kanhere, S. S., and Sheng, Q. Z. (2022). A survey on recommender systems for internet of things: techniques, applications and future directions. The Computer Journal, 65(8):2098–2132

Altulyan, M., Yao, L., Wang, X., Huang, C., Kanhere, S. S., and Sheng, Q. Z. (2022). A survey on recommender systems for internet of things: techniques, applications and future directions. The Computer Journal, 65(8):2098–2132.

Amiri, P. and Karahanna, E. (2022). Chatbot use cases in the covid-19 public health response. Journal of the American Medical Informatics Association, 29(5):1000–1010.

Audzeyeva, A. and Hudson, R. (2016). How to get the most from a business intelligence application during the post implementation phase? deep structure transformation at a uk retail bank. European Journal of Information Systems, 25(1):29–46.

Barros, P. R. M. (2020). Sistema de recomendação educacional para apoiar o desenvolvimento do pensamento crítico no ensino crítico no ensino em saúde. Phd thesis, Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Bi, Y., Song, L., Yao, M., Wu, Z., Wang, J., and Xiao, J. (2020). A heterogeneous information network based cross domain insurance recommendation system for cold start users. In Proc. of the 43rd Int ACM SIGIR Conf. on Research and Development in Inf. Retrieval, pages 2211–2220

de Fátima Marin, H. (2010). Sistemas de informação em saúde: considerações gerais. Journal of Health Informatics, 2(1).

de Souza Amaral, G., Ramos, D. B., Ramos, I. M., and de Oliveira, E. H. (2021). Um sistema de recomendação de estratégias de aprendizagem baseado no perfil de motivação do aluno: Sisrea. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 718–727. SBC.

Gallasch, C. H., da Cunha, M. L., de Souza Pereira, L. A., and Silva-Junior, J. S. (2020). Prevenção relacionada à exposição ocupacional do profissional de saúde no cenário de covid-19. Revista Enfermagem UERJ, 28:49596.

Gregor, S., Chandra Kruse, L., and Seidel, S. (2020). Research perspectives: the anatomy of a design principle. Journal of the Association for Information Systems, 21(6):2.

Herriman, M., Meer, E., Rosin, R., Lee, V., Washington, V., and Volpp, K. G. (2020). Asked and answered: Building a chatbot to address covid-19-related concerns. NEJM Catalyst Innovations in Care Delivery, 1(3).

Holopainen, J., Mattila, O., P¨oyry, E., and Parvinen, P. (2020). Applying design science research methodology in the development of virtual reality forest management services. Forest Policy and Economics, 116:102190.

Laisa, J., Medeiros, T., Aranha, E., and da Silva, T. R. (2018). Uma revisão sistemática da literatura sobre sistemas de recomendação educacional. Anais do Computer on the Beach, pages 751–760.

Nguyen, L. V., Hong, M.-S., Jung, J. J., and Sohn, B.-S. (2020). Cognitive similarity based collaborative filtering recommendation system. Applied Sciences, 10(12):4183.

Pressman, R. S. and Maxim, B. R. (2021). Engenharia de software-9. McGraw Hill Brasil.

Resnick, P. and Varian, H. R. (1997). Recommender systems. Communications of the ACM, 40(3):56–58.

Sales, M. N., dos Santos Carvalho, F., Khouri, C. M. B., Oliveira, J. C. M., de Almeida Neto, F. A., and dos Santos Carvalho, M. (2022). Estratégia para nortear o processo de engenharia de requisitos aplicada à metodologia ágil scrum. Revista de Ciência da Computação, 4(1):13–27.

Sanches, W. M., Ferreira, F. Z., Evald, P. J., Vargas, A. P., Bez, J. L., and Botelho, S. S. d. C. (2023). Aprimorando a experiência de aprendizado em ambientes online massivos: o papel dos sistemas de recomendação. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 164–174. SBC.

Silva, M. d. et al. (2021). Desenvolvimento de chatbot usando aprendizagem de máquina como auxílio para responder perguntas sobre vacinas para covid-19. Repositório UFSC

Syed, A. M., Ciling, A., Taha, T. Y., Chen, I. P., Khalid, M. M., Sreekumar, B., Chen, P. Y., Kumar, G. R., Suryawanshi, R., Silva, I., et al. (2022). Omicron mutations enhance infectivity and reduce antibody neutralization of sars-cov-2 virus-like particles. Proc. of the National Academy of Sciences, 119(31):e2200592119.

Wollny, S., Schneider, J., Di Mitri, D., Weidlich, J., Rittberger, M., and Drachsler, H. (2021). Are we there yet?-a systematic literature review on chatbots in education. Frontiers in artificial intelligence, 4:654924.

Yusof, M. M., Papazafeiropoulou, A., Paul, R. J., and Stergioulas, L. K. (2008). Investigating evaluation frameworks for health information systems. International journal of medical informatics, 77(6):377–385.
Publicado
04/11/2024
MOTA, Fernanda P.; PARISE, Giuseppe R.; BRIÃO, Stephanie L.; CUKLA, Anselmo R.. DinoBot: Sistema de Recomendação Educacional via Chatbot voltado à Saúde. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1377-1390. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242633.