CodeX: ambiente virtual de aprendizagem em programação, integrado à LLM, para auxiliar estudantes com TEA

Resumo


Considerando os desafios de estudantes com TEA nas universidades, sobretudo em computação, que apresenta altos índices de evasão e reprovação, este trabalho propõe um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) intitulado CodeX. O objetivo é auxiliar estudantes com TEA em conteúdos de programação, por meio de uma ferramenta integrado à um Large Language Model (LLM), que disponibiliza um agente de conversão para auxiliar e fornecer feedback personalizável. Atualmente o ambiente encontra-se parcialmente implementado e em etapa de testes, cujos resultados ao aplicá-lo com estudantes com TEA foram positivos, principalmente em relação ao tutor inteligente, com sugestões para incorporar novos recursos.
Palavras-chave: TEA (Transtorno do Espectro Autista), Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Programação, Large Language Model (LLM), Tutor inteligente, Feedback personalizado, Acessibilidade, Personalização

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Publicado
04/11/2024
NORTON, Vitor; HONDA, Fabrizio; PESSOA, Marcela; PIRES, Fernanda. CodeX: ambiente virtual de aprendizagem em programação, integrado à LLM, para auxiliar estudantes com TEA. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1770-1783. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242533.