Autismo e Tecnologias Assistivas: uma Revisão Sistemática dos Anais do Congresso Brasileiro de Informática na Educação

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados de uma Revisão Sistemática nos Anais do Congresso Brasileiro de Informática na Educação sobre o uso de Tecnologias Assistivas no apoio ao desenvolvimento de habilidades em pessoas com autismo. Foram analisados estudos primários das últimas 12 edições do evento, identificando as tecnologias empregadas, as abordagens terapêuticas associadas, as habilidades trabalhadas e as limitações comuns. Um total de 60 estudos foram indexados, dos quais 18 foram analisados para responder às questões de pesquisa. Aplicativos e jogos foram as tecnologias mais empregadas; as abordagens comportamentais foram as mais aplicadas, apesar de quase metade dos trabalhos não se fundamentarem em nenhuma abordagem terapêutica; as habilidades mais trabalhadas foram interação social, comunicação e alfabetização; apesar dos avanços, os resultados evidenciaram algumas lacunas, como, por exemplo, a falta de uma melhor caracterização das pessoas envolvidas (dados demográficos, intensidade do diagnóstico etc), não fundamentar a ferramenta em alguma abordagem terapêutica ou estratégia de ensino, e a ausência de profissionais de saúde no processo de desenvolvimento.

Palavras-chave: Autismo, Tecnologias Assistivas, Processos de Intervenção

Referências

Aguiar, Y. P. C., Galy, E., Godde, A., Tremaud, M., e Tardif, C. (2020). Autismguide: a usability guidelines to design software solutions for users with autism spectrum disorder. Behaviour & Information Technology, pages 1–19.

Alves, F. J., De Carvalho, E. A., Aguilar, J., De Brito, L. L., e Bastos, G. S. (2020a). Applied behavior analysis for the treatment of autism: A systematic review of assistive technologies. IEEE Access, 8:118664–118672.

Alves, F. J., de Carvalho, E. A., Lacerda, L., e Bastos, G. S. (2020b). Robôs como suporte às intervenções baseadas em aba para o transtorno do espectro autista: uma revisão narrativa. FRANÇA, G.; PINHO; KR Autismo: Tecnologias e formação de professores para a escola pública. Palmas: i-Acadêmica, pages 136–146.

Alves, F. J. et al. (2022). Alvina: um protocolo para orientar o desenvolvimento e validação de tecnologias baseadas em aba para o tratamento do autismo.

Association, A. P. (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders, fifth edition. Text Revision.

Baio, J.,Wiggins, L., Christensen, D. L., Maenner, M. J., Daniels, J.,Warren, Z., Kurzius-Spencer, M., Zahorodny, W., Rosenberg, C. R., White, T., et al. (2018). Prevalence of autism spectrum disorder among children aged 8 years—autism and developmental disabilities monitoring network, 11 sites, united states, 2014. MMWR Surveillance Summaries, 67(6):1.

Biolchini, J., Mian, P. G., Natali, A. C. C., e Travassos, G. H. (2005). Systematic review in software engineering. System Engineering and Computer Science Department COPPE/UFRJ, Technical Report ES, 679(05):45.

Bittencourt, I. e Francisco, D. (2015). Os efeitos da produção em blog para sujeitos com transtorno do espectro autista. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 26, page 822.

Bittencourt, I. e Fumes, N. (2016). A tecnologia assistiva scala na promoção de narrativas de sujeitos com transtorno do espectro autista sobre as suas experiências escolares e o autismo. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 27, page 767.

Boot, F. H., Owuor, J., Dinsmore, J., e MacLachlan, M. (2018). Access to assistive technology for people with intellectual disabilities: a systematic review to identify barriers and facilitators. Journal of Intellectual Disability Research, 62(10):900–921.

Brasil (2015). Lei n 13.146, de 6 de julho de 2015. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil.

Britto, T. C. P. e Pizzolato, E. B. (2018). Gaia: uma proposta de um guia de recomendações de acessibilidade de interfaces web com foco em aspectos do autismo. Revista Brasileira de Informática na Educação, 26(02):102.

Carvalho, E., Rodrigues, I. D., Alves, F. J., e Bastos, G. S. (2023). Autism spectrum disorder: A literature review on prevalence and etiology measures. Revista Eixos Tech, 10(2).

Carvalho, E., Rodrigues, I. D., Alves, F. J., e Bastos, G. S. (2024). Probabilistic graphical models applications in medical researches. Revista Eixos Tech, 11(1).

Carvalho, E. A. d., Alves, F. J., Rodrigues, I. D., e Bastos, G. S. (2022). Tecnologias assistivas aplicadas ao tea: Aspectos filosóficos, Éticos e legais. George França; Gentil Veloso; George Brito; Autismo: tecnologias para a inclusão. Porto Nacional, TO : Acadêmica, pages 295–318.

Carvalho, L. T. e Cunha, M. (2019). 123 autismo: Um aplicativo móvel para auxiliar no ensino de habilidades iniciais da matemática a crianças com autismo. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 8, page 1172.

Castro, T. e Ferreira, N. (2016). Vitula assistiva: tecnologia assistiva no ensino de violino para crianças com autismo. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 27, page 876.

Conrad, C. A. d. S. e Cheiran, J. F. P. (2019). Desenvolvimento de uma aplicação mobile para apoio na aprendizagem de tarefas do cotidiano de crianças com transtorno do espectro autista. In Anais dos Workshops do VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2019), pages 1103–1106. VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2019).

da Silva, L. E. C. e Pellanda, N. M. C. (2016). A ontoepistemogenese de crianças autistas através da utilização de tecnologias touch. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 5, page 1384.

da Silva, M. D., Soares, A. C. B., e Moura, I. C. (2019). Aplicação de ferramentas computacionais para o desenvolvimento do ensino de crianças com autismo: um mapeamento sistemático da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, 27(03):351–368.

de Araújo, S. D. e Silva, R. B. (2023). Scratch: Utilizando programação por blocos com alunos com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista. In Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola, pages 86–95. SBC.

de Araújo Cavalcante, T., Frazão, J., Paiva, A., Maia, I. M., Benitez, P., e Soares, A. (2019). Eye tracking como estratégia de ensino e avaliação na educação inclusiva: Aplicação com alunos com autismo. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 30, page 1221.

de Medeiros, N. H., Real, L. C., Roveds, A. A., Ferreira, L., Ferraz, G. F., Favarim, D., e Cavalheiro, A. G. (2016). Transtorno do espectro autista: intervenção psicopedagógica a partir de self. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 5, page 1438.

de Mira Gobbo, M. R., Barbosa, C. R., Morandini, M., e Mafort, F. (2019). Aplicativo para ganho de vocabulário e auxílio na alfabetização destinado às crianças com transtorno do espectro autista. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 30, page 1111.

de Oliveira, U. P. e Thereza, W. (2019). Avaliação de softwares educacionais: Uma abordagem mais inclusiva para alunos com transtorno do espectro autista. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 25, pages 1464–1468.

Denyer, D. e Tranfield, D. (2009). Producing a systematic review.

Ferreira, R. e Castro, T. (2019). Uma abordagem participativa para identificação de preferências de design de crianças autistas. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 30, page 1311.

Frost, L. (2002). The picture exchange communication system. Perspectives on Language Learning and Education, 9(2):13–16.

Junior, A. A. d. S. e Melo, L. B. (2022). Uma revisão integrativa de diretrizes voltadas ao desenvolvimento de software para usuários com transtorno do espectro autista. Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 694–704.

Junior, R. W., dos Reis, D. S., e Lopes, M. C. (2020). Tagarela: Módulo de composição musical para musicoterapia. In Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola, pages 249–258. SBC.

Kanner, L. et al. (1943). Autistic disturbances of affective contact. Nervous child, 2(3):217–250.

Khder, M. A. (2021). Web scraping or web crawling: State of art, techniques, approaches and application. International Journal of Advances in Soft Computing & Its Applications, 13(3).

Kitchenham, B., Charters, S., et al. (2007). Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering version 2.3. Engineering, 45(4ve):1051.

Martin, J. K., Martin, L. G., Stumbo, N. J., e Morrill, J. H. (2011). The impact of consumer involvement on satisfaction with and use of assistive technology. Disability and Rehabilitation: Assistive Technology, 6(3):225–242.

Moita, F., Henrique, L., Candido, V., e Medeiros, F. M. (2017). Design e desenvolvimento de um game assistivo para autistas. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 28, page 1057.

Muñoz, R., Barcelos, T., Kreisel, S., Orostica, M., Acevedo, R. V., e Silveira, I. F. (2015). Desarrollo de un software de apoyo el desarrollo de la función ejecutiva en niños con trastornos del espectro autista. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 4, page 748.

Paiva, P. V. e Queiroz, F. S. (2022). Tratar: Jogos com realidade aumentada utilizados como incentivo no desenvolvimento das capacidades comunicativa, cognitiva e espacial de crianças autistas. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 463–472. SBC.

Pereira,W. S., de Azevedo Cysneiros Filho, G. A., e Aguiar, Y. P. C. (2021). Diretrizes de acessibilidade para jogos sérios destinados aos aprendizes no espectro autista. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 679–690. SBC.

Rodrigues, A., Machado, M. B., Almeida, A. M. P., Abreu, J., e Tavares, T. A. (2021). Interaction devices as assistive technology: Current practices about evaluation methodologies. International Journal of Human–Computer Interaction, pages 1–12.

Rodrigues, I. D., da Costa Silva, J., de Carvalho, E. A., de Almeida Paiva, V., Santana, C. P., de Azevedo Silveira, S., e Bastos, G. S. (2023). Grsr-a guideline for reporting studies results for machine learning applied to electroencephalogram data. Revista Brasileira de Computação Aplicada, 15(2):22–35.

Rodrigues, I. D., de Carvalho, E. A., Santana, C. P., e Bastos, G. S. (2022). Machine learning and rs-fmri to identify potential brain regions associated with autism severity. Algorithms, 15(6):195.

Rodrigues, R. e Siqueira, S. (2019). Resgate e reabilitação de um aluno autista no ensino fundamental com uso de tecnologias de informação e comunicação. In Anais do XXV Workshop de Informática na Escola, pages 443–450. SBC.

Rutter, M. e Schopler, E. (1992). Classification of pervasive developmental disorders: Some concepts and practical considerations. Journal of autism and developmental disorders, 22(4):459–482.

Santana, C. P., de Carvalho, E. A., Rodrigues, I. D., Bastos, G. S., de Souza, A. D., e de Brito, L. L. (2022). rs-fmri and machine learning for asd diagnosis: A systematic review and meta-analysis. Scientific reports, 12(1):6030.

Seeman, L. e Cooper, M. (2018). Cognitive accessibility roadmap and gap analysis. Retrieved October, 12:2018.

Silva, M., Soares, A., e Benitez, P. (2017). Ambiente digital para ensino e acompanhamento personalizado de estudantes com autismo: proposta com uso de dispositivos móveis. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 28, page 1047.

Souza, J., Oliveira, F., Silva, L., Toda, A., e Isotani, S. (2020). The impact of serious games on the learning of students with autism spectrum disorder. In Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola, pages 459–468. SBC.

Steinbrenner, J. R., Hume, K., Odom, S. L., Morin, K. L., Nowell, S. W., Tomaszewski, B., Szendrey, S., McIntyre, N. S., Yu¨cesoy-O¨ zkan, S., e Savage, M. N. (2020). Evidence-based practices for children, youth, and young adults with autism. The University of North Carolina at Chapel Hill, Frank Porter Graham Child Development Institute, National Clearinghouse on Autism Evidence and Practice Review Team.

Szatmari, P. (2000). The classification of autism, aspergers syndrome, and pervasive developmental disorder. The Canadian Journal of Psychiatry, 45(8):731–738.

Teixeira, J., Barbosa, P., Junior, R., Oliveira, B. F., Farias, E., e Cunha, M. (2016). Hangaut game: Um jogo da forca mobile adaptado para crianças com autismo. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 5, page 189.

Tuedor, M., Franco, F., White, A., Smith, S., e Adams, R. (2019). Testing literacy educational software to develop design guidelines for children with autism. International Journal of Disability, Development and Education, 66(1):19–35.

Valencia, K., Rusu, C., Quiñones, D., e Jamet, E. (2019). The impact of technology on people with autism spectrum disorder: a systematic literature review. Sensors, 19(20):4485.

Whiting, P. F., Rutjes, A. W., Westwood, M. E., Mallett, S., Deeks, J. J., Reitsma, J. B., Leeflang, M. M., Sterne, J. A., Bossuyt, P. M., e Group, Q.-. (2011). Quadas-2: a revised tool for the quality assessment of diagnostic accuracy studies. Annals of internal medicine, 155(8):529–536.
Publicado
04/11/2024
CARVALHO, Emerson A.; ALVES, Fábio J.; RODRIGUES, Igor D.; SOUZA, Telma L.; MOREIRA, Denis da S.. Autismo e Tecnologias Assistivas: uma Revisão Sistemática dos Anais do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1084-1098. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.241824.