Uso da robótica como ferramenta pedagógica para ensino do pensamento computacional a alunos do ensino fundamental I: um relato de experiência

Resumo


Uma sociedade informatizada usa tecnologia desde o ensino fundamental para desenvolver habilidades técnicas e sociais. Programação e robótica têm sido utilizadas para desenvolver habilidades essenciais como o pensamento computacional, que envolve resolver problemas logicamente. Este artigo relata a experiência de ensinar robótica a crianças de 7 a 12 anos em uma escola particular por 7 meses, utilizando kits educacionais. A robótica e a programação mostraram-se eficazes no desenvolvimento de habilidades técnicas e sociais, como o pensamento computacional. Resultados qualitativos indicaram interesse e desenvolvimento de habilidades, enquanto os quantitativos foram evidenciados por notas escolares, desempenho em competições e respostas positivas aos questionários aplicados.

Palavras-chave: Robótica Educacional, Pensamento Computacional, Ensino Fundamental, Soft Skills

Referências

ARAÚJO, Sibere Duarte de; SILVA, Ronald Brasil. Scratch: Utilizando Programação por Blocos com Alunos com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 86-95. DOI: 10.5753/wie.2023.233914. Acesso em: 05 mai. 2024.

BIÉ, Erlon P.; SOUTO, Eduardo; BRAGA, David; OLIVEIRA, Elaine; CARVALHO, Leandro. Ensino de programação para alunos nos anos escolares entre Ensino Fundamental II e Ensino Médio: Um Mapeamento Sistemático. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 34. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 414-427. DOI: 10.5753/sbie.2023.235201. Acesso em: 10 mai. 2024.

CARDOSO, M. G.; LANÇA, J. F. (2021). A UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE FÍSICA. Caminhos da Educação Matemática em Revista (Online), 11(4), 190-204. Disponível em: [link]. Acesso em: 05 mai. 2024.

CORDEIRO, Maria Caroline; GOMES, Eloí Lucas Amendola; COUTINHO, Fábio Rizental. Ensino de robótica para alunos com altas habilidades. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE SOFTWARE LIVRE E TECNOLOGIAS ABERTAS (LATINOWARE), 16. , 2019, Foz do Iguaçu. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 128-130. DOI: 10.5753/latinoware.2019.10345. Acesso em: 20 fev. 2024

DA COSTA, Renato Pinheiro; CASSIMIRO, Élida Estevão; DA SILVA, Rozinaldo Ribeiro. (2021) TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 97–116. DOI: 10.12957/redoc.2021.53068. Disponível em: [link]. Acesso em: 26 fev. 2024.

DE MEDEIROS, L. F.; WÜNSCH, L. P. Ensino de programação em robótica com Arduino para alunos do ensino fundamental: relato de experiência. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 456 - 480, 2019. DOI: 10.5335/rep.v26i2.8701. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 mai. 2024.

FERNANDES, Manasses; SANTOS, Camila Amorim Moura dos; SOUZA, Edmar Egidio de; FONSECA, Marcos Guimarães. Robótica educacional uma ferramenta para ensino de lógica de programação no ensino fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018. p. 315-322. DOI: 10.5753/cbie.wie.2018.315. Acesso em: 24 fev. 2024.

JOHNSON, L., et al. (2018) Technology Outlook for STEM+ Education 2018-2023: An NMC/CoSN Horizon Report. The New Media Consortium. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 jun. 2024.

MARINHO, Francisco; MONTEIRO, Edwin; BARRETO, Raimundo. UpRobotics: Robótica Educacional Utilizando Linguagem Visual Baseada em Blocos. In: TRABALHOS EM ANDAMENTO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS (SBESC), 10. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 127-132. ISSN 2763-9002. DOI: 10.5753/sbesc_estendido.2020.13101. Acesso em: 12 mai. 2024

MEC. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 jun. 2024.

PAPERT, Seymour. (1980) Mindstorms: Children, Computers, and Powerful Ideas. 1st ed. [S.I.]: Basic Books. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 fev. 2024.

PONSARD, C. (2019). Teaching computer programming to post-millennial kids: Overview of goals, activities and supporting tools. In Lane H., Zvacek S., and Uhomoibhi J., editors, CSEDU - Proc. Int. Conf. Comput. Support. Educ., volume 2, pages 474–480. SciTePress. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 mai. 2024

POSTMAN, Neil. (1992) Technopoly: The Surrender of Culture to Technology. Nova York: Knopf. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 fev. 2024.

RESNICK, M., et al. (2009) Scratch: Programming for All. Communications of the ACM, 52(11), 60-67. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 fev. 2024

RODRIGUES, Eunicio Gomes; RODRIGUES, Borrosa Matias; SILVA, Marinilson Ferreira da; SILVA, Rosenilde S. da; LIBÓRIO FILHO, João da Mata. Robótica Educacional no Incentivo de Alunos do Primeiro Ano do Ensino Médio para Área de Computação: Um Relato de Experiência. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 321-331. DOI: 10.5753/wie.2023.234446. Acesso em: 26 fev. 2024.

SBC (2017). Referenciais de Formação em Computação: Educação Básica. Technical report. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 jun. 2024.

URZÊDA, Rhêmora Ferreira da Silva; SEVERIANO , Eusiléa Pimenta Roquete; AMORIM, Louis dos Santos. O uso do scratch no curso de pedagogia: relato de uma experiência interdisciplinar. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 28. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 21-25. ISSN 2595-6175. DOI: 10.5753/wei.2020.11122. Acesso em: 10 jun. 2024

WEF. World Economic Forum. The Future of Jobs Reports 2023. [S.I.]. Disponível em: [link]. Acesso em: 28 fev. 2024.
Publicado
04/11/2024
FEITOZA, Péricles Andrade; CUNHA, Mônica Ximenes Carneiro da. Uso da robótica como ferramenta pedagógica para ensino do pensamento computacional a alunos do ensino fundamental I: um relato de experiência. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 2273-2286. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242346.