"Registros da Alma”: Sistema Web de Apoio ao Enfrentamento à Violência Escolar

Resumo


A violência crescente na sociedade tem impactado o ambiente escolar, tornando-o hostil para muitos estudantes. Uma das estratégias importantes para enfrentamento desse cenário é a visibilização desse problema e a escuta sensível dos estudantes. Imbuídos dessa finalidade, o Programa de Extensão ”Observatório da Educação”, da Universidade Estadual de Feira de Santana, propôs e desenvolveu um sistema web multidisciplinar, que gerencia um aplicativo de compartilhamento de depoimentos de bullying e preconceito. Este ambiente permite a postagem de conteúdos educativos sobre o assunto e a gestão, por professores e pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Inclusiva (GEPEI), de depoimentos dos estudantes de escolas públicas do estado da Bahia. O objetivo principal é auxiliar a análise dos depoimentos dos estudantes, promover a conscientização e estimular a denúncia anônima de casos de violência.

Palavras-chave: Preconceito, Intimidação, Enfrentamento à Violência Escolar, Aplicativo Móvel, Sistema Web

Referências

Adorno, T. W. (1995). Educação e Emancipação. Paz e Terra, Rio de Janeiro, 3 edition.

Brasil (2016). Censo Escolar 2015: notas estatísticas. MEC/INEP, 2015 edition. Available at: [link]. Accessed on: Jun. 6, 2024.

Chart.js (2023). Biblioteca de gráficos javascript simples e flexível para a web moderna. [link]. Accessed on: Jun. 6, 2024.

Crochík, J. L. (2015). Formas de violência escolar: preconceito e bullying. Movimento Revista de Educação, 2(3). Available at: [link]. Accessed on: Jun. 6, 2024.

Crochík, J. L., de L. E. Dias, M. A., de Andrade, P. F., and dos S. Fuchs, F. A. (2022). Educação inclusiva e violência escolar. Imagens da Educação, 12(2):45–71.

D3.js (2023). Data-driven documents. [link]. Accessed on: Nov. 5, 2022.

Gomes, G. P. (2017). Desenvolvimento de um aplicativo android para vítimas de bullying. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana. Available at: [link].

Google Firebase (2022). Grow your app and business. [link]. Accessed on: Jun. 6, 2024.

INEP (2019). Resumo técnico: Censo da educação básica 2018. [link]. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Accessed on: Jun. 6, 2024.

John, B. (1996). Sus: A quick and dirty usability scale. In dos Editores, N., editor, Usability Evaluation in Industry, page 189.

klicksafe (2020). Cyber-mobbing erste-hilfe app. [link]. Accessed on: Jun. 6, 2024.

Lynch, J. M. (2017). Bullying prevention through anonymous reporting in middle school students.

MySQL (2023). Mysql database. [link]. Accessed on: Jun. 6, 2024.

OpenJS Foundation (2021). Node.js. Technical report, OpenJS Foundation.

Payne, S. R. and Elliott, D. S. (2011). Safe2tell®: An anonymous, 24/7 reporting system for preventing school violence. New Directions for Youth Development, 129:103–111.

PDF.js (2023). A general-purpose, web standards-based platform for parsing and rendering pdfs. [link]. Accessed on: Jun. 6, 2024.

Pinheiro, F. M. F. and Williams, L. C. A. (2009). Violência intrafamiliar e intimidação entre colegas no ensino Fundamental. Cadernos de Pesquisa, v. 39, n. 138 edition.

Santana, J. and de Souza, L. R. (2021). O uso de uma aplicação mobile como mecanismo de prevenção e enfrentamento à violência escolar. In Anais do VI Congresso Baiano de Educação Inclusiva e IV Simpósio Brasileiro de Educação Especial. Available at: [link]. Accessed on: Jun. 6, 2024.

Schneide, S. O. P. and et al. (2020). Viva feliz: bullying não - uma perspectiva de oposição ao bullying. In Anais do CIET:EnPED:2020 - Congresso Internacional de Educação e Tecnologias — Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, São Carlos. ISSN 2316-8722. Available at: [link]. Accessed on: Jun. 6, 2024.

Sommerville, I. (2011). Engenharia de Software. Pearson Prentice Hall, São Paulo, 9 edition. 529 p. Tradução de Ivan Bosnic e Kalinga G. de O. Gonçalves.

Souza, L. R. (2020). Observatório de Educação: Violência, Inclusão e Direitos Humanos. Projetos e Programas de Extensão-UEFS. Available at: [link]. Accessed on: Jun. 6, 2024.

Tolentinos Holding (2019). No bullying. [link]. Accessed on: Jun. 6, 2024.
Publicado
04/11/2024
SANTANA, Johnny da Silva; PEREIRA, Claudia Pinto; SOUZA, Lucimêre Rodrigues de. "Registros da Alma”: Sistema Web de Apoio ao Enfrentamento à Violência Escolar. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1114-1127. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.241874.