Proposta de Escala para Avaliação da Aprendizagem de Machine Learning em nível Create na Educação Básica

Resumo


Há uma tendência de incluir o ensino de Machine Learning (ML) já na Educação Básica, ensinando os alunos a criar suas próprias soluções inteligentes. Nesse contexto, também é importante avaliar o aprendizado de ML e do processo de Design Thinking em nível Create. Evoluindo um modelo de avaliação, este artigo tem como objetivo propor uma escala com sua interpretação pedagógica utilizando a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Os resultados fornecem uma primeira indicação da adequação do modelo de avaliação em relação à consistência interna e parâmetros de calibração da TRI muito próximos aos aceitáveis. Esperamos que a definição da escala possa apoiar o aprendizado da criação de soluções de ML fornecendo feedback aos alunos e professores.

Palavras-chave: Avaliação, Escala, Educação Basica, Machine Learning, Classificação de Imagens, Teoria de Resposta ao Item

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Publicado
04/11/2024
RAUBER, Marcelo Fernando; GRESSE VON WANGENHEIM, Christiane; BORGATTO, Adriano F.; MARTINS, Ramon Mayor; ARNDT, Deise M.; HAUCK, Jean Carlo Rossa. Proposta de Escala para Avaliação da Aprendizagem de Machine Learning em nível Create na Educação Básica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 15-29. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.241471.