Desenvolvimento de um jogo sério para ensino sobre os desafios de acessibilidade no contexto urbano
Resumo
A busca por soluções que auxiliem na falta de acessibilidade nos meios urbanos ganhou espaço nas pesquisas dos últimos anos, inclusive para a disseminação de informações sobre o tema. Os jogos sérios, que são aplicações que permitem lidar com questões sociais a partir de um ambiente virtual, foram então considerados para alcançar esse objetivo, promovendo a educação sobre os desafios de mobilidade nas cidades. O presente trabalho visa apresentar um jogo sério desenvolvido para simular e servir como ferramenta complementar em escolas e ambientes que estimulem esse tipo de temática, de maneira prática e acessível. O objetivo é melhorar a compreensão do jogador sobre a falta de acessibilidade para pessoas dependentes da cadeira de rodas. O desenvolvimento desse trabalho contribui para a percepção do uso de jogos digitais para uma aprendizagem mais fidedigna sobre o tema, além de facilitar a utilização dos jogos em novas aplicações que ainda são pouco exploradas.
Palavras-chave:
Jogos sérios, acessibilidade, educação
Referências
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Publicado
04/11/2024
Como Citar
ALMEIDA, Eduardo Antonio Comerão Stecca; FEITOSA, Juliana da Costa; BREGA, José Remo Ferreira.
Desenvolvimento de um jogo sério para ensino sobre os desafios de acessibilidade no contexto urbano. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 2673-2682.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.244442.