Participômetro: medindo a participação da turma em aulas por videoconferência

Resumo


Neste artigo, apresentamos o desenvolvimento e a avaliação do “Participômetro”, artefato que projetamos para caracterizar a participação da turma em sessões de videoconferência. Para essa finalidade, adaptamos o índice de Gini para medir a igualdade de participação entre dois extremos: máxima concentração, quando apenas um presente fala durante todo o tempo da sessão; e máxima igualdade, quando todos falam por períodos iguais. O índice criado mostrou-se útil para caracterizar a participação em sessões de videoconferência, possibilitando diferenciar as sessões em que a conversação foi mais centrada no professor daquelas em que ocorreu uma participação mais ativa da turma, com mais pessoas envolvidas e falando por mais tempo.
Palavras-chave: videoconferência, participação, índice de Gini, dashboard

Referências

BARROS, Ricardo Paes; FORGUEL, Miguel Nathan; ULYSSEA, Gabriel. Desigual-dade de renda no Brasil: uma análise da queda recente. Brasília: Ipea, 2006.

BORGES, M.R.S.; PINO, J.A. Awareness Mechanisms for Coordination in Asynchro-nous CSCW. In: 9th Workshop on Information Technologies and Systems. Char-lotte, North Carolina, dez., 1999. Proceedings. Charlotte, 1999.

BRASIL. Relatório da Distribuição Pessoal da Renda e da Riqueza da População Brasi-leira: relatório com análise dos dados do IRPF 2021 e 2022. Ministério da Fazenda, 2023.

COLLAZOS, C.A., GUTIÉRREZ, F.L., GALLARDO, J. et al. Descriptive theory of awareness for groupware development. Journal of Ambient Intelligence and Hu-manized Computing, v. 10, p. 4789-4818, 2019.

FRATTINI, Vanessa Cristina Martins da Silva. Visualização da participação em bate-papo educacional para apoiar a mediação docente visando promover a interatividade. Tese (Doutorado em Computação). Unirio, Rio de Janeiro, 2020.

GEROSA, M.A.; PIMENTEL, M., FUKS, H.; LUCENA, C.J.P. No need to read messages right now: helping mediators to steer educational forums using statistical and visual information. In: Computer Supported Collaborative Learning, p. 160-169, 2005.

HOFFMANN, Rodolfo. Distribuição de renda: medidas de desigualdade e pobreza. São Paulo: EDUSP, 1998.

IBGE. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. Rio de Janeiro: IBGE, 2023.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Análise da conversação. 5 ed. São Paulo: Ática, 1999.

PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe. Conversações em aula: uma análise das dinâmicas conversacionais de aulas remotas. Revista Docência e Cibercultura, v.7, n.4, p.94-116, 2023.

PNUD. Índice do Relatório do Desenvolvimento Humano de 2021/2022. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, 2002.

SACKS, Harvey; SCHEGLOFF, Emanuel A.; JEFFERSON, Gail. A simplest systematics for the organization of turn-taking for conversation. Language, Malibu, v. 50, n. 4, parte 1, p. 696-735, dez. 1974.

SILVA, Marco. Sala de aula interativa. 7 ed. São Paulo, Edições Loyola, 2014.

SILVA, Marco. Interatividade na educação híbrida. In: PIMENTEL, M.; SANTOS, E.; SAMPAIO, F.F. (orgs.). Informática na educação: interatividade, metodologias e redes. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021.

SILVA, Valleska C. M.; PIMENTEL, Mariano; RODRIGUEZ, Ricardo; DIAS, Vânia M. F. Análise da Conversação no Bate-papo: em Rede ou Centrada no Professor? Anais do XXIII Workshop de Informática na Escola, p. 677-686. SBC, 2017.

TAVARES, Rafael Lage. Visualizações para apoiar o acompanhamento de discus-sões políticas. Dissertação (Mestrado em Informática), Unirio, Rio de Janeiro, 2012.
Publicado
04/11/2024
RODRIGUEZ, Ricardo; PIMENTEL, Mariano; CASTRO, Lucia. Participômetro: medindo a participação da turma em aulas por videoconferência. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 501-512. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242740.