Interação Tangível: Avaliação da Usabilidade de uma Ferramenta Educacional Tangível sob a Perspectiva de Crianças e Jovens com Síndrome de Down
Resumo
Este trabalho explora a usabilidade do Alfaba, uma ferramenta educacional tangível e multissensorial destinada a apoiar a alfabetização, analisada sob a perspectiva de crianças e jovens com síndrome de Down. Sete participantes em processo de alfabetização foram envolvidos no teste. Os resultados indicam que os usuários compreenderam e utilizaram as funcionalidades do dispositivo, beneficiando-se do feedback luminoso e da repetição sonora. A manipulação das letras tangíveis foi bem recebida, facilitando o reconhecimento das formas. Entre as sugestões de melhorias, destacam-se a inclusão de grupos temáticos de palavras, as letras k, w e y e uma interface mais intuitiva e atraente.
Referências
Almeida, D. R. d., Battistello, V. C. d. M., Menegotto, L. M. d. O., and Martins, R. L. (2020). Alfabetização e síndrome de down nas pesquisas brasileiras. Revista de Educação PUC-Campinas, 25.
BRAINS (2015). Occupational therapy intervention and down syndrome. BRAINS.
da Cruz, A. K. B. S., de Aquino Junior, M. A., Neto, G. d. O. C., Neto, C. d. S. S., Teixeira, M. M., da Cruz, P. T. M. B., Barbosa, K. B., and Brito, C. P. L. (2023). Aplicação de jogos educativos baseados em realidade aumentada como estratégia de auxílio na alfabetização de crianças com síndrome de down. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 509–520. SBC.
de Freitas, R. B., de Lima, J. R. S., Almeida, G. K. F. C., Magalhães, Y. C., and Almeida, W. R. M. (2023). Literacy of children with down syndrome supported by a digital game: Alfabetização de crianças com síndrome de down apoiada por um jogo digital. Concilium, 23(19):188–202.
Dehaene, S. (2010). Reading in the Brain: The Science and Evolution of a Human Invention. Penguin.
Haro, B. P. M., Santana, P. C., and Magaña, M. A. (2012). Developing reading skills in children with down syndrome through tangible interfaces. In Proceedings of the 4th Mexican conference on human-computer interaction, pages 28–34.
Jadan-Guerrero, J., Jaen, J., Carpio, M. A., and Guerrero, L. A. (2015). Kiteracy: a kit of tangible objects to strengthen literacy skills in children with down syndrome. In Proceedings of the 14th international conference on interaction design and children, pages 315–318.
Jurgina, L. Q., Aquini, L. G., de Aguiar, M. S., da Rosa, L. S., Lopes, J. P., Mackedanz, T. D., Klein, A. I., Primo, T. T., and Iankowski, R. S. (2024). Neuroplasticity-based literacy rescue: A multisensory and tangible learning methodology for children at risk. In 2024 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), pages 1–10. IEEE.
Jurgina, L. Q., Aquini, L. G., Iankowski, R. S., Rosa Júnior, L. S. d., Aguiar, M. S. d., and Primo, T. T. (2023). Alfaba: A tangible solution to support brazilian dyslexic students in their literacy process. Educon Conference.
Kumin, L., Lazar, J., Feng, J. H., Wentz, B., and Ekedebe, N. (2012). A usability evaluation of workplace-related tasks on a multi-touch tablet computer by adults with down syndrome. Journal of Usability studies, 7(4):118–142.
Nascimento, A. G., Pereireia, N. D. V., Felix, Z. C., Almeida, I. R., Nobrega, A. M., and Nascimento, M. D. S. (2023). O mundo das letras: um serious game para auxílio ao letramento e alfabetização de crianças com síndrome de down (sd). In Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola, pages 1337–1342. SBC.
Reis, A. B. d. O. (2022). O uso da tecnologia assistiva na alfabetização e letramento de crianças com síndrome de down. Monografia (graduação em pedagogia), Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, MG. 24 f.
Special Strong (2019). Occupational therapy interventions for down syndrome. Special Strong.
Sulpino, A. P. M. (2021). Processo de alfabetização de crianças com síndrome de down: o que dizem os estudos mais recentes. Monografia de graduação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB.