"Science Kingdom": Jogo Digital como Ferramenta de Apoio no Ensino de Química

  • Nathan Monteiro Universidade Federal de Viçosa https://orcid.org/0009-0005-2799-031X
  • Fábio Bastos Universidade Federal de Viçosa
  • Álvaro Oda Universidade Federal de Viçosa
  • Ana Carolina Inocêncio Universidade Federal de Jataí
  • Maria Antonia Névoa Universidade Federal de Jataí
  • Marcos Wagner Ribeiro Universidade Federal de Jataí
  • Pedro Sousa Universidade Federal de Viçosa https://orcid.org/0000-0003-4563-0033

Resumo


Este artigo descreve o desenvolvimento, planejamento e avaliação de um jogo educacional digital voltado para o ensino de Química em escolas, tendo foco nos estudantes de Ensino Médio. O jogo utiliza o motor de jogos Unity 3D e visa facilitar o aprendizado de conceitos como tabela periódica, atomicidade, reações químicas, oferecendo um enfoque mais dinâmico no ensino. Implementando a metodologia ágil, foi desenvolvido um teste de usabilidade empregado em uma escola com adolescente entre 14 a 17 anos. O presente artigo examina a criação de Science Kingdom, o jogo de RPG digital, suas instigações e pré-resultados, colaborando no debate sobre o uso de jogos digitais no ensino.
Palavras-chave: Química, Jogo digital, Tabela periódica, RPG

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Publicado
04/11/2024
MONTEIRO, Nathan; BASTOS, Fábio; ODA, Álvaro; INOCÊNCIO, Ana Carolina; NÉVOA, Maria Antonia; RIBEIRO, Marcos Wagner; SOUSA, Pedro. "Science Kingdom": Jogo Digital como Ferramenta de Apoio no Ensino de Química. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 566-577. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.241881.