Aprendizados e evolução de uma abordagem de ensino e pesquisa centrada no desenvolvimento de Jogos Digitais

Resumo


O ensino de programação é um assunto amplamente discutido, contando com diferentes metodologias que visam encorajar e motivar os estudantes na permanência nos cursos de computação. Considerando o grande interesse de estudantes pelo desenvolvimento de jogos, apresentamos a evolução na abordagem do tema ao longo dos últimos 7 anos na Universidade Federal de Pelotas, desde a criação de uma linha de pesquisa em Jogos Digitais, passando por disciplinas sobre o tópico e a criação de um curso de Bacharelado em Design de Jogos. Discutimos a experiência vivenciada durante o cenário pandêmico da COVID-19, os impactos positivos das ações para a permanência dos estudantes no curso, como esta linha de pesquisa facilmente se relaciono com outras, produções científicas geradas, e principalmente ensinamentos adquiridos para que a abordagem seja adotada por outras instituições de ensino.
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Projetos, Teoria da Aprendizagem Significativa, Desenvolvimento de Jogos, Ensino multidisciplinar, Jogos digitais, Artes Digitais

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Publicado
04/11/2024
SILVA, Daniele Fernandes e; AGUIAR, Marilton Sanchotene de; TORCHELSEN, Rafael Piccin. Aprendizados e evolução de uma abordagem de ensino e pesquisa centrada no desenvolvimento de Jogos Digitais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 708-721. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242285.