Avaliação do JFLAP como ferramenta de Ensino de Gramáticas na Disciplina de Linguagens Formais e Autômatos

Resumo


A disciplina de Linguagens Formais e Autômatos (LFA) é fundamental na Ciência da Computação, mas enfrenta desafios de aprendizagem. Nosso objetivo foi avaliar o software educativo JFLAP no contexto acadêmico com relação ao aprendizado de gramáticas. Utilizamos uma turma de graduação da referida disciplina de LFA para coletar dados sobre sua usabilidade e eficácia. Concluímos que, embora o JFLAP tenha funcionalidades úteis, sua interface pouco amigável e falta de recursos instrucionais limitam sua eficácia como ferramenta de ensino e aprendizagem ativa.

Palavras-chave: JFLAP, Linguagens Formais e Autômatos, Software Educativo

Referências

Binsfield, R. L., Watanabe, R., Silva, R. C. e Carelli, I. M. (2009). Alunos como designers: relato de experiência para aprendizagem de linguagens formais e autômatos. In: Anais do VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. Rio de Janeiro, Sociedade Brasileira de Computação, p. 21-24

Carvalho Neto, R., Victor, V. F., Cavalcante, R. P., Castilho, W. S. e Senna, M. L. G. S. (2023). Metodologias Ativas: Teoria da Aprendizagem. In: Humanidades e Inovação, v.10, n.9, páginas 141-153.

Cassanho, L. P., Michels, J. F. P. e Barbosa, C. R. S. C. de. (2024). Avaliação do JFLAP para ensino de Autômatos. In: Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Rio de Janeiro, Sociedade Brasileira de Computação.

Gechele, L. M. G. e Venske, S. M. G, S. (2007). Ferramentas de ensino de linguagens formais: um comparativo. In: Anais do I Encontro de Iniciação Científica do Programa de Iniciação Científica, Guarapuava, Unicentro, p. 1-4.

Hopcroft, J. E., Motwani, R., and Ullman, J. D. (2006). Introduction to Automata Theory, Languages, and Computation. 3rd ed. Addison-Wesley.

JFLAP (2023). [link], April.

Mioni, J. L. V. M. e Barbosa, C. R. S. C. (2022). Ferramentas para o aprendizado de Linguagens Formais e Autômatos. In: Anais Estendidos do XLIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. Natal, Sociedade Brasileira de Computação. p. 969-978.

Mohamed, M., Shafer, C. A., and Rodger, S. H. (2021). Teaching Formal Languages with Visualizations and Auto-Graded Exercises. Blacksburg, VA: Virginia Tech; Durham, NC: Duke University; Assiut, Egypt: Assiut University.

Paiva, P., Souza, M. e Terra, R. (2023). Ferramentas de apoio para a disciplina de Linguagens Formais e Autômatos: uma proposta de uso. In: Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Porto Alegre, Sociedade Brasileira de Computação, p. 1698-1709.

Rodger, S. H. and Finley, T. W. (2006). An Interactive Formal Languages and Automata Package. Sudbury, MA: Jones and Bartlett.

Rodger, S. H., Wiebe, E., Lee, K. M., Morgan, C., Omar, K., and Su, J. (2009). In: Increasing Engagement in Automata Theory with JFLAP. ACM SIGCSE Bulletin, v.14, n.1, pages 403-407. Special Interest Group on Computer Science Education.

Rosa, J. L. G. (2010). Linguagens formais e autômatos. Rio de Janeiro: LTC.

Santini, L. F. S., Campano Junior, M. M. C., Felinto, A. S. e Aylon, L. B. R. (2022). Jogos no ensino de linguagens formais e autômatos: um mapeamento sistemático. In: Anais Estendidos do XLIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. Natal, Sociedade Brasileira de Computação. p. 226-233.

Silva, L. G., Dias, B. A., Finger, A. F. e Silva, W. (2023). Avaliação da experiência de uso do JFLAP como recurso pedagógico no ensino de linguagens formais. In: Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Passo Fundo, Sociedade Brasileira de Computação, p. 995-1006.

Sudkamp, T. A. (2005). Languages and Machines: An Introduction to the Theory of Computer Science. São Paulo: Addison-Wesley. 3rd edition.

Terra, R. (2016). Dados da disciplina de Linguagens Formais e Autômatos. Technical Report. Universidade Federal de Lavras. p. 1–547.

Yalagi, P. S. and Dixit, R. K. (2017). Enhancing the learning ability using JFLAP for Theory of Computation Course. In: Journal of Engineering Education Transformations, v. 30, Special Issue, pages 1-6. Sciresol.
Publicado
04/11/2024
MICHELS, João Felipe Pavret; CASSANHO, Lucas Pereira; BURIGO, Bruno Roberto; BARBOSA, Cinthyan Renata Sachs Camerlengo de. Avaliação do JFLAP como ferramenta de Ensino de Gramáticas na Disciplina de Linguagens Formais e Autômatos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 199-209. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242335.