EducaBrailler: Dispositivo de Baixo Custo para Inclusão e Ensino das Pessoas com Deficiência Visual e Surdocegas
Resumo
Estudantes com deficiência visual e surdocegos devem ser incluídos em todas as áreas da educação, com soluções que facilitem o ensino-aprendizagem deste público. Este artigo apresenta um dispositivo de baixo custo para ensinar braille, desenvolvido com etapas que incluem a compreensão do braille, definição e identificação de microcontrolador, componentes e módulos, desenvolvimento do dispositivo, codificação do algoritmo e implementação, seguido de avaliação por estudantes com deficiência e educadores através de trabalho de campo, utilizando pesquisa de opinião e observação, resultando em feedback para melhorias na tecnologia proposta.
Referências
Beal, F. and García, L. (2020). Introduzindo mapas conceituais para estudantes com cegueira via recursos tangíveis. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 682–691, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC. Disponível em: [link]. Acesso em: 27 jun. 2024.
Bigate, T. F. (2023). Libras tátil e efeitos de sentidos: algumas considerações a respeito das condições de produção. In do Amaral Ribeiro, A., Braz, C. R. I., and de Aguiar Barbosa, F., editors, Vivências em língua portuguesa: leitura, língua não materna e ensino, pages 132–138. UERJ. Disponível em: [link]. Acesso em: 27 jun. 2024.
Brasil (2004). Decreto nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004. Disponível em: [link]. Acesso em: 27 jun. 2024.
Brasil (2015). Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Disponível em: [link]. Acesso em: 27 jun. 2024.
Brasil (2018). Grafia Braille para Língua Portuguesa. Elaboração: Dos Santos, Fernanda Christina; De Oliveira, Regina Fátima Caldeira.
Brasil (2021). Lei n° 14.126, de 22 de março de 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 27 jun. 2024.
Brasil (2022). Decreto nº 11.063, de 4 de maio de 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 27 jun. 2024.
Brasil (2023). Pobreza cai para 31,6. Disponível em: [link]. Acesso em: 27 jun. 2024.
Brasil (2024). Deficiência visual. Disponível em: [link]. Acesso em: 27 jun. 2024.
Cambruzzi, R. d. C. S. (2007). Análise de uma experiência de atitudes comunicativas entre mãe e adolescente surdocega: construção de significados compartilhados. Dissertação de Mestrado. UFSCAR. Programa de Pós-Graduação em Educação Especial.
de Campos, F. P. V., Paschoalin, T. C., and Fernandes, D. (2015). Dispositivo mostrador eletrônico remoto com informações audiovisuais e em braille para redes inteligentes. BR 102015005245-6. Depósito: 04 fev. 2015. Concessão: 03 mar. 2022.
de Oliveira, M., Amaral, G., Scheneider, J., Merlin, B., Fülber, H., and de Oliveira Veras, A. A. (2020). Bioblu app: Tecnologia assistiva para auxiliar o ensino de genética clássica a deficientes visuais. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 772–781, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC. Disponível em: [link]. Acesso em: 27 jun. 2024.
Falkoski, F. C. and Maia, S. R. (2020). Surdocegueira congênita: comunicação com o uso de recursos de comunicação alternativa. Editora CRV.
Ferreira, E. d. M. B. (2023). Apostila de sistema braille simbologia básica aplicada à língua portuguesa linha braille: Telas nas pontas dos dedos. rbc news. In Revista Brasileira para Cegos/MEC/Instituto Benjamin Constant, volume único. Impressão em braille.
Hoskin, E. R., Pinder, S. D., and Davies, T. C. (2024). Development of braillebunny: a device to enhance braille learning. Disability and rehabilitation. Assistive technology, 19:1610–1625. Disponível em: [link]. Acesso em: 27 jun. 2024.
IBC (2023). I semana de ciência e tecnologia - instituto benjamin constant. Disponível em: [link]. Acesso em: 27 jun. 2024.
IBGE (2022). Pessoas com deficiência e as desigualdades sociais no Brasil (folheto). IBGE. Disponível em: [link]. Acesso em: 18 ago. 2024.
IBGE (2023). Pessoas com deficiência têm menor acesso à educação, ao trabalho e à renda. Disponível em: [link]. Acesso em: 18 ago. 2024.
INEP (2024). Resumo técnico do censo da educação superior 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 27 jun. 2024.
Ito, D. R. (2019). Dispositivo para aprendizado alfabeto braille. 102019026906-5 A2. Depósito: 17 dez. 2019.
Lima, C., Marcon, M., Ortoncelli, A., and Beal, F. (2023). Desenvolvimento de uma interface tangível de usuário para auxílio de estudantes cegos em conteúdos de disciplinas da computação. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 972–982, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC. Disponível em: [link]. Acesso em: 27 jun. 2024.
Lopez, R. M., Pinder, S. D., and Claire Davies, T. (2019). Co-designing: Working with braille users in the design of a device to teach braille. In Ahram, T. Z. and Falcão, C., editors, Advances in Usability, User Experience and Assistive Technology, pages 798–807, Cham. Springer International Publishing. Disponível em: [link] 78. Acesso em: 27 jun.2024.
Macedo, R., Pereira, C., Fernandes, A., Santana, K., and Santos, A. (2017). Blinds, education and mathematics: Objeto de aprendizagem sobre as operações básicas da matemática com o uso dos recursos de síntese e reconhecimento de voz. Anais do XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Disponível em: [link]. Acesso em: 27 jun. 2024.
Mizrahi, S. E., Cícero, J. R., Guerra, G., and de Souza Lourenço, E. G. W. A. (2016). Dispositivo mecatrônico e método para geração de caracteres em braille. BR 102016006849-5. Depósito: 29 mar. 2016. Concessão: 25 jan. 2022.
Mombach, J. and Welfer, D. (2017). Aplicativo identificador de cédulas para apoio ao ensino do sistema monetário brasileiro a pessoas com deficiência visual. Anais do XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Disponível em: [link]. Acesso em: 27 jun. 2024.
Ohtsuka, S., Tomizawa, T., Hasegawa, S., Sasaki, N., and Harakawa, T. (2013). Introduction of a wireless body-braille device and a self-learning system. 2013 IEEE 2nd Global Conference on Consumer Electronics, GCCE 2013, pages 407-409. Disponível em: [link]. Acesso em: 27 jun. 2024.
Ottaiano, J. A. A., de Ávila, M. P., Umbelino, C. C., and Taleb, A. C. (2019). As condições de saúde ocular no Brasil 2019. Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 1ed edition.
Pimentel, A. X., de Paula, H. N., dos Santos de Paula, J. H., Marciano, M. M., and Hissa, R. M. (2016). Célula mecatrônica tateável para interpretação de caracteres braille de texto digitalizado ou sonoro para portadores de deficiência visual. In XIII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia.
Reis, J., Nascimento, R., Pereira, J., and Matta, M. (2018). Sistema computacional no auxílio da inclusão da pessoa com deficiência visual no âmbito educacional. Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Disponível em: [link]. Aesso em: 27 jun. 2024.
Rezende, A. L., Jesus, C., Nogueira, A., Pereira, I., Neto, A. S., Costa, G., and Souza, M. (2021a). Tecnologia assistiva minder: possibilidades de um computador de baixo custo na inclusão sociodigital de sujeitos não videntes. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 586-597, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Rezende, A. L., Jesus, C. P., Nogueira, A., Pereira, I., Neto, A. S., Costa, G., and Souza, M. (2021b). Leitor digital autônomo de baixo custo m-reader: Tecnologia assistiva como possibilidade de inclusão sociodigital dos sujeitos com deficiência visual. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 552-563, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC. Disponível em: [link]. Acesso em: 27 jun. 2024.
Santana, K., Pereira, C., Fernandes, A., Santos, A., and Macedo, R. (2017). Blinds, basic education: jogo digital inclusivo para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem das pessoas com deficiência visual. Anais do XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Disponível em: [link]. Acesso em: 27 jun. 2024.
Santana, K., Pereira, C., and Santana, B. (2019). Braillearning: Software para simular a máquina de escrever em braille. Anais do XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Disponível em: [link]. Acesso em: 27 jun. 2024.
Silva, L. A., Zander, C. E., Silva, I. J. I. D., Ruperti, E. S., Nascimento, J. C. R. D., Encinas, R. S., Filho, U. A. E., Oliveira, F. J. D., Savi, R., Olyntho, R. M., Otte, M., Santos, M. C. D. D., Ribeiro, J. G. M., and Maciel, W. M. M. (2012). Dispositivo portátil ótico-mecânico para transcrição de textos em braille e áudio. BR 102012016432-9. Depósito: 03 jul. 2012. Concessão: 09 mar. 2021.
Sobral, F., Umeres, L., Schanoski, W., Bartelmebs, R., and Assis, M. (2017). A utilização de role playing games digitais como ferramenta complementar no processo de aprendizagem de crianças deficientes visuais. Anais do XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Disponível em: [link]. Acesso em: 27 jun. 2024.
Sá, E. D. d., Campos, I. M. d., and Silva, M. B. C. (2007). Atendimento Educacional Especializado. Ministério da Educação.Tecassistiva (2024). Brinca braille. Disponível em: [link]. Acesso em: 27 jun. 2024.
Tecassistiva (2024). Brinca braille. Disponível em: [link]. Acesso em: 27 jun. 2024.
Wagh, P., Prajapati, U., Shinde, M., Salunke, P., Chaskar, V., Telavane, S., and Yadav, V. (2016). E-braille-a self-learning braille device. 2016 22nd National Conference on Communication, NCC 2016. Disponível em: [link]. Acesso em: 27 jun. 2024.