EducaBrailler: Dispositivo de Baixo Custo para Inclusão e Ensino das Pessoas com Deficiência Visual e Surdocegas

  • Leonardo Nardi Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) / Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) http://orcid.org/0000-0002-8918-5069
  • Rachel Maria Campos Menezes de Moraes Instituto Benjamin Constant (IBC)
  • Carolina Sacramento Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) / Fundação Oswaldo Cruz (FGV)
  • Simone Bacellar Leal Ferreira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) http://orcid.org/0000-0001-9031-0122
  • Sara Elene Lobato dos Remedios Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Resumo


Estudantes com deficiência visual e surdocegos devem ser incluídos em todas as áreas da educação, com soluções que facilitem o ensino-aprendizagem deste público. Este artigo apresenta um dispositivo de baixo custo para ensinar braille, desenvolvido com etapas que incluem a compreensão do braille, definição e identificação de microcontrolador, componentes e módulos, desenvolvimento do dispositivo, codificação do algoritmo e implementação, seguido de avaliação por estudantes com deficiência e educadores através de trabalho de campo, utilizando pesquisa de opinião e observação, resultando em feedback para melhorias na tecnologia proposta.

Palavras-chave: algoritmo, arduino, baixo custo, braile, braille, deficiência visual, dispositivo, ensino-aprendizagem, equipamento, microcontrolador, surdocego, surdocegueira

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Publicado
04/11/2024
NARDI, Leonardo; MORAES, Rachel Maria Campos Menezes de; SACRAMENTO, Carolina; FERREIRA, Simone Bacellar Leal; REMEDIOS, Sara Elene Lobato dos. EducaBrailler: Dispositivo de Baixo Custo para Inclusão e Ensino das Pessoas com Deficiência Visual e Surdocegas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 35. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 158-173. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2024.242287.